A RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Autores

  • Larissa de Souza Melo Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Cinthia Soares Lisboa Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Crisia Cerqueira Xavier UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16989

Palavras-chave:

Transtornos de ansiedade. Comportamento alimentar. Adulto Jovem. Nutrientes Benéficos no Tratamento.

Resumo

O transtorno de ansiedade é conhecido como um distúrbio mental, caracterizado como uma reação emocional que pode está presente em diferentes situações em nosso dia a dia podendo apresentar variados sintomas. Por se tratar de uma certa combinação de vários fatores relacionados inclusive o comportamento alimentar, afeta milhões de pessoas em todo mundo.  O objetivo foi identificar os alimentos ricos em nutrientes que melhoram e controlam as crises de ansiedade como também enfatizar a qualidade e quantidade desses alimentos para o consumo, que promovam benefícios a saúde mental. A metodologia utilizada teve como base uma revisão bibliográfica descritiva. Foram coletados dados por meio de artigos disponíveis on-line em bases de dados como Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine (PUBMED). Foi selecionado 9 artigos que abordaram o tema. Como critérios de inclusão foram considerado estudos realizados em adultos jovens com idade entre 19 a 59 anos apresentando relações específicas em seu comportamento alimentar através do transtorno de ansiedade. Através dos artigos embasados foram possível analisar a importância de alguns nutrientes específicos que melhoram o quadro, o consumo e suas implicações clínicas.  para o tratamento do transtornos de ansiedade.

794 580

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa de Souza Melo, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

    Discente do curso de Nutrição, Centro de ensino Superior de Ilhéus- Bahia.

  • Cinthia Soares Lisboa, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

    Docente do curso de Nutrição, -Centro de Ensino Superior de Ilhéus- Bahia. Formação  Acadêmica: Doutora em Saúde Coletiva - Universidade Federal de Feira de Santana, UEFS.

  • Crisia Cerqueira Xavier, UNIFACS

    Especialista em Nutrição esportiva e estética – UNIFACS.  

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Melo, L. de S., Lisboa, C. S., & Xavier, C. C. (2024). A RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(11), 6163-6177. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16989

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 11

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.