A ALIENAÇÃO PARENTAL E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ALIENADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14409

Palavras-chave:

Alienação parental. Responsabilização civil. Danos morais. Direitos dos filhos.

Resumo

O estudo abordou de forma abrangente e detalhada a questão da responsabilização civil nos casos de alienação parental. O artigo discute as formas de alienação parental, as consequências para as crianças e adolescentes envolvidos, os requisitos para a configuração da responsabilidade civil do alienador, as implicações legais e os mecanismos de reparação aplicáveis a essas situações. O artigo teve como objetivo principal investigar como a legislação brasileira aborda a responsabilização civil em casos de alienação parental. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia, a revisão bibliográfica e quanto a sua natureza, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em fontes como livros em formato impresso e digital, revistas científicas, sites da web, bem como documentos legais referentes à alienação parental, responsabilização civil do sujeito alienante e a jurisprudência. Os principais resultados do estudo mostraram que o advento da Lei 12.318/2010 trouxe uma maior sensibilização para os danos causados por essa prática e a promoção de medidas que visam proteger o bem-estar e os direitos das crianças e adolescentes envolvidos.

679 1546

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jarles Alves da Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Acadêmico do Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás, Campus Norte, Sede Uruaçu.

  • Oséas Jardeson Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-graduado no curso de Especialização em Educação, Direito e Cidadania, do Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu. Pós-graduado no curso de Especialização em Direito Previdenciário, da Faculdade Legale, Campus São Paulo - SP. Pós-graduado no curso de Especialização em Direito Constitucional Aplicado, da Faculdade Legale – São Paulo SP. Bacharel em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UDF) e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Geremário Dantas. Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Norte. 

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Silva, J. A. da, & Silva, O. J. R. da. (2024). A ALIENAÇÃO PARENTAL E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ALIENADOR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(6), 560-581. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14409

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.