A ANÁLISE JURÍDICA DA APOSENTADORIA DOS TRANSEXUAIS

Autores/as

  • Eliane Castro Faculdade de Ilhéus
  • Leandro Coelho Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7205

Palabras clave:

Aposentadoria. Direito Previdenciário. Transexuais. Constituição.

Resumen

O presente trabalho pretende abordar as questões da jurisprudência voltada a análise jurídica na concessão da aposentadoria dos transexuais. Em vista disso, a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.275 de 01 de março de 2018 e o Provimento nº 73 de junho de 2018, é uma destas conquistas, que garante o uso do nome social, o casamento e o reconhecimento de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da Administração Pública Direta, que introduz uma possibilidade na luta por igualdade social neste grupo de pessoas. Desta forma, o presente estudo traz como problemática o questionamento sob a ótica jurídica, quais as implicações para concessão de aposentadoria quanto aos transexuais? Para responder à questão, o trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis implicações jurídicas para a concessão de aposentadoria dos transexuais. Traz bem como objetivos específicos de abordar os princípios normativos da seguridade social e o universalismo na Constituição de 1988 como direito fundamental; conceitos de transexualidade e; evidenciar a situação dos transexuais na previdência brasileira, avaliando a lei e a jurisprudência quanto a concessão do benefício.  Para a construção do estudo se optou pela pesquisa bibliográfica, com buscas de informações no google acadêmico e utilizando materiais como livros, artigos, leis e outras fontes oficiais.

411 629

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eliane Castro, Faculdade de Ilhéus

    Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. e-mail: e.castro2009@hotmail.com.

  • Leandro Coelho, Faculdade de Ilhéus

    Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. e-mail: leocoelhoadv@gmail.com.

     

Publicado

2022-10-31

Cómo citar

Castro, E., & Coelho, L. (2022). A ANÁLISE JURÍDICA DA APOSENTADORIA DOS TRANSEXUAIS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 8(10), 893-915. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7205

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.