DIREITOS SOCIAIS DOS TRABALHADORES, PREVIDÊNCIA, E DIREITOS HUMANOS SEGUNDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23636

Palavras-chave:

Constituição Federal. Desenvolvimento Sustentável. Direitos Sociais. Direitos Humanos. Previdência Social.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise da história da previdência social e dos direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988 e da influência dos tratados de direitos humanos e do desenvolvimento sustentável das nações. A atual Constituição Federal inseriu o trabalho e a previdência social como direitos sociais, dentro dos direitos e garantias fundamentais de todos os indivíduos; também igualou o tratamento das classes de trabalhadores urbanos e rurais. Desta forma, é importante compreender o contexto histórico que ensejou a formação da atual Constituição Federal e do conjunto de leis infraconstitucionais, que versam sobre a previdência social e a proteção social dos trabalhadores. O presente artigo foi desenvolvido entre julho e dezembro, tratando-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, pois buscou-se compreender e interpretar a história dos direitos sociais, da previdência e a sua ligação com os direitos humanos e os objetivos para o desenvolvimento sustentável das nações. Em termos de natureza, a pesquisa é claramente classificada como bibliográfica e documental, uma vez que foi feita a análise de autores de referência na área do direito do trabalho e previdenciário, como doutrinas e informativos jurídicos. Quanto à pesquisa documental, foram analisados artigos científicos, dissertações e teses publicadas, manuais de direito, todo o conjunto de leis revogadas e em vigência pertinentes à presente temática e também documentos de cunho internacional, como tratados e convenções de direitos humanos e outros que versem sobre o direito ao trabalho, além da cartilha da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das nações. Conclui-se que os direitos sociais dos trabalhadores estão fortemente ligados aos direitos humanos e também aos objetivos do desenvolvimento sustentável das nações e visam garantir que todos os indivíduos sejam tratados de forma digna e com humanidade, em qualquer relação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Felipe Weirich, UNIOESTE

Advogado Especialista em Advocacia Trabalhista e Previdenciária. Mestrando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bacharel em Direito (PUCPR). http://lattes.cnpq.br/3226553865681114. https://orcid.org/0009-0008-8499-8424.

Marcela Abbado Neres, UNIOESTE

Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS/UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora em Zootecnia (UNESP), Mestre em Ciências Animal e Pastagens (USP). Bacharela em Zootecnia (UFRRJ). http://lattes.cnpq.br/2785815513352441. https://orcid.org/0000-0003-3221-4030. 

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

Weirich, S. F., & Neres, M. (2026). DIREITOS SOCIAIS DOS TRABALHADORES, PREVIDÊNCIA, E DIREITOS HUMANOS SEGUNDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23636