UMA SEGUNDA CHANCE: O VALOR DE RECICLAGEM E DA DIGNIDADE HUMANA

Autores/as

  • Jose Roberto Coelho Veni Creator Christian University image/svg+xml
  • Niceas Arcoverde Gusmão Neto Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico
  • Ana Célia Querino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30688

Palabras clave:

Reciclagem, Catadores de materiais recicláveis, Dignidade humana, Economia circular, Inclusão social

Resumen

Este artigo analisa a reciclagem para além de sua dimensão estritamente ambiental, considerando suas relações com a dignidade humana, a inclusão social e a justiça socioambiental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, desenvolvida a partir da análise de produções acadêmicas, documentos normativos e fontes institucionais relacionados à gestão de resíduos sólidos, à atuação dos catadores de materiais recicláveis e às políticas de inclusão socioambiental. A análise evidencia que os catadores desempenham papel fundamental na coleta, separação e recuperação de materiais, contribuindo para a redução de resíduos e para a economia circular, embora ainda enfrentem situações de informalidade, precariedade laboral, instabilidade de renda e reduzido reconhecimento social. O estudo também demonstra que a permanência de lixões e de formas inadequadas de disposição dos resíduos revela fragilidades na gestão ambiental e aprofunda desigualdades sociais e territoriais. Nesse contexto, destacam-se a importância do fortalecimento das cooperativas e associações de catadores, da educação ambiental, da participação social e da incorporação inclusiva de tecnologias capazes de ampliar a eficiência da reciclagem e a autonomia dos trabalhadores. Conclui-se que a valorização da reciclagem não se restringe ao reaproveitamento de materiais, mas pressupõe o reconhecimento dos catadores como sujeitos de direitos e agentes essenciais para a construção de sistemas de gestão de resíduos ambientalmente sustentáveis e socialmente justos.

0 0

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jose Roberto Coelho, Veni Creator Christian University

    Mestrando pelo Veni Creator Christian University, Bacharel em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Supeior – ASCES. 

  • Niceas Arcoverde Gusmão Neto, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico

    Mestrando pelo Veni Creator Christian University, Bacharel em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Supeior – ASCES. 

  • Ana Célia Querino

    Orientadora. Professora da Disciplina Sustentabilidade Socioambiental do Desenvolvimento  do Curso de Mestrado em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. 

Publicado

2026-09-28

Cómo citar

Coelho, J. R., Gusmão Neto, N. A., & Querino, A. C. (2026). UMA SEGUNDA CHANCE: O VALOR DE RECICLAGEM E DA DIGNIDADE HUMANA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(9), 1-20. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30688

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.