A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Eliane Maria de Lima Paixão Instituto Cuiabano de Educação image/svg+xml
  • Enedina Rodrigues de Jesus Pereira Federal University of Mato Grosso image/svg+xml
  • Rosângela Silva Santos Universidade Norte do Paraná image/svg+xml
  • Suely Francisca Soares Jacobes Mato Grosso State University image/svg+xml
  • Andreia Ribeiro da Costa
  • Catiane Souza Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2025

Abstract

O presente artigo tem como tema a contação de história na educação infantil, como linha de pesquisa é voltado à docência na educação infantil. Enfatiza-se a contação de história no desenvolvimento e na aprendizagem na educação infantil, tendo como objetivo resgatar a importância, bem como aprofundar as discussões acerca deste tema como estímulo na aprendizagem da leitura na educação infantil, sinalizando para o imperativo da recuperação de contar histórias infantis. Da problematização sobre o tema sobre, os professores de educação infantil têm incentivado e valorizado a prática de contar histórias em suas aulas, pois o aluno ao ler e ouvir as histórias possibilita a aprendizagem significativa, portanto a contação de história pode interferir positivamente na socialização, imaginação, motivação, criatividade, desenvolvimento, fantasia, atenção das crianças pequenas, permitindo a compreensão das palavras, pela história, pela leitura, pelo ouvir, promover a aprendizagem. Por fim espera-se com esse artigo que os educadores entendam que a diversidade das histórias infantis ao serem contadas levam os alunos para além da imaginação, tem um caráter educativo.

2013 1020

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Eliane Maria de Lima Paixão, Instituto Cuiabano de Educação

    Graduada em Pedagogia pela Faculdadeds Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

  • Enedina Rodrigues de Jesus Pereira, Federal University of Mato Grosso

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização.

  • Rosângela Silva Santos, Universidade Norte do Paraná

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

  • Suely Francisca Soares Jacobes, Mato Grosso State University

    Graduada em pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Graduada em História pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Gestão Municipal pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Especial pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade UniBF.

  • Andreia Ribeiro da Costa

    Especialista.

  • Catiane Souza Araújo

    Especialista.

Published

2021-09-04

How to Cite

Paixão, E. M. de L., Pereira, E. R. de J., Santos, R. S., Jacobes, S. F. S., Costa, A. R. da, & Araújo, C. S. (2021). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 888-898. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2025

Most read articles by the same author(s)

1-10 of 17