A GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Luzia Corsini Dejavite Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.995

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Terceiro Setor, Transparência, Organização Não Governamental.

Resumo

A Governança Corporativa é definida como um sistema composto por processos, condutas e políticas, no qual uma empresa é administrada, cumprindo rigorosamente os princípios da transparência, equidade, prestação de contas e reponsabilidade corporativa, almejando um ecossistema em que prevaleça, principalmente, a transparência e a ética, atendendo aos gestores, colaboradores, fornecedores, investidores, entidades públicas e toda a comunidade que possui algum interesse nas ações de uma empresa, inclusive o próprio mercado. Contudo, o apoio às necessidades básicas e fundamentais do ser humano vêm crescendo nos últimos anos, ressaltando sua importância na sociedade, o aumento considerável das organizações sociais e o importante papel que elas vêm desempenhando, está despertando em muitos gestores o interesse no aperfeiçoamento de sua estrutura organizacional, afim de melhorar seu desempenho, para isso é crucial que práticas de Governança façam parte da gestão das entidades pertencentes ao Terceiro Setor, compreendendo todas as entidades de direito privado, voluntárias e que não visam a obtenção de lucro, incentivando as atividades de defesa e promoção dos direitos fundamentais ou prestando serviços de interesse público.  O presente trabalho demonstra a importância da Governança Corporativa na Administração dessas Organizações, através de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Luzia Corsini Dejavite, Must University

Graduada em Ciências Econômicas, Especialista em Gestão de Negócios e Controladoria, Licenciatura Plena em Administração, Mestranda em Administração pela Must University, Email: ludejavite123@gmail.com

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Publicado

30/04/2021

Como Citar

Dejavite, L. C. . (2021). A GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 667–674. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.995