TECNOLOGIA DE BLOCKCHAIN E SEUS IMPACTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Luzia Corsini Dejavite Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6387

Palavras-chave:

Tecnologia de Blockchain. Setor Público. Transparência. Confiabilidade. Governança.

Resumo

A Blockchain é um algoritmo matemático que, por meio de um “sistema de blocos”, verifica uma operação realizada virtualmente, ficando registrada e replicada em diversos servidores, sob à responsabilidade da validação por consenso do registro com maior segurança nessa armazenagem, permitindo a inalterabilidade dos dados e, consequentemente, sua integridade e credibilidade. A descentralização das transações gera uma cadeia de validação que evita a prática da fraudação nas operações, por necessitar alcançar uma rede de computadores mais ampla e diversificada. No contexto da gestão pública brasileira, esse tipo de tecnologia incentiva políticas que visam aprimorar o relacionamento do gestor público com a sociedade, almejando propiciar maior transparência e participação das pessoas através da apresentação dos dados governamentais e melhoramentos nos serviços eletrônicos. O presente trabalho visa demonstrar as influências desse tipo de tecnologia no setor público brasileiro, através de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Luzia Corsini Dejavite, Must University

Mestranda em Administração pela Must University . Especialista em Gestão de Negócios e Controladoria. Graduada em Ciências Econômicas. Licenciatura Plena em Administração. E-mail: ludejavite123@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Dejavite, L. C. . (2022). TECNOLOGIA DE BLOCKCHAIN E SEUS IMPACTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 972–977. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6387

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)