MARKETING COMO FATOR DE SUCESSO NO PLANEJAMENTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6281Palavras-chave:
Comércio Internacional. Marketing. Pequenos Negócios. Inovação. Estratégia.Resumo
Este artigo demonstra a relevância do marketing no processo de internacionalização dos pequenos negócios do Brasil, composto pelas microempresas, microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte. O aumento desse fenômeno, dentro de um contexto mundial, está associado a modificações econômicas, científicas e tecnológicas que caracterizaram o final do século XX, cujo desempenho corroborou para a urgência de um novo modelo de desenvolvimento, onde o principal diferencial competitivo está na capacidade de buscar continuamente conhecimento e inovação, considerando as forças que regem a economia. A mundialização de uma organização envolve desde a exportação de produtos e serviços até a identificação das melhores estratégias de marketing. O presente trabalho visa abordar a importância da utilização do marketing no plano de inclusão dos pequenos empreendimentos do Brasil no comercio internacional, através de pesquisa bibliográfica.
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