A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO COMO FUNÇÃO ESSENCIAL À JUSTIÇA PARA A DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Autores

  • Iasmim D'Almeida Athayde Pinheiro Universidade Federal do Amazonas
  • Flávia Regina Porto de Azevedo Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9874

Palavras-chave:

Ministério Público. Estado Democrático de Direito. Defesa da ordem jurídica. Direitos sociais e individuais indisponíveis.

Resumo

O presente trabalho tem como intuito analisar o Ministério Público, sua consolidação e o crescimento de seu destaque por meio da Constituição Federal de 1988, correlacionando-o ao mecanismo do Estado Democrático de Direito. Observa-se a partir disso, o surgimento desse Estado e suas características essenciais. Ademais, tem-se o intento de demonstrar a relevância dessa instituição para assegurar o Estado Democrático de Direito, bem como as atividades a ela incumbida, em especial, a defesa da ordem jurídica, da democracia, dos direitos sociais e individuais indisponíveis. Adotou-se como metodologia o método dedutivo de procedimento, mediante pesquisa exploratória, bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Iasmim D'Almeida Athayde Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do 8° período do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas. Graduanda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Flávia Regina Porto de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM – PPGE. . Especialista em Direito Penal e Processual pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora Assistente da FD/UFAM 2009.  Chefe do Departamento de Direito Privado FD/UFAM.

 

 

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Pinheiro, I. D. A., & Azevedo, F. R. P. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO COMO FUNÇÃO ESSENCIAL À JUSTIÇA PARA A DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 9567–9582. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9874