DIREITO DA PERSONALIDADE E A ERA DIGITAL: IMPLICAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Lívia Nascimento Melquiades UFAM
  • Flávia Regina Porto de Azevedo UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17589

Palavras-chave:

Crimes Virtuais. Direitos da Personalidade. Cibersegurança. Mídias Sociais. Privacidade Online.

Resumo

Este estudo teve como principal intuito apresentar vários crimes virtuais e quais medidas a vítima tomar para se defender e proteger-se, discorreu-se como objetivos mais específicos a apresentação dos crimes virtuais mais populares na internet, e a lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei nº 13.709/2018) como uma das medidas de prevenção contra estes crimes. A pesquisa foi bibliográfica e qualitativa pontuando os fatos históricos jurídicos sobre o panorama do Direito de Personalidade a qual permitiu trazer os conceitos sobre o tema, exemplos e medidas de forma esclarecedora ao público não só da área de Direito, mas das pessoas em geral que se interessam sobre este tema, assim este trabalho têm caráter acadêmico, informativo e preventivo para os usuários de internet mais especificamente os que navegam em plataforma digitais com seus perfis em redes sociais expondo-se diariamente.

Downloads

Biografia do Autor

Lívia Nascimento Melquiades, UFAM

Bacharelanda em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Flávia Regina Porto de Azevedo, UFAM

Orientadora. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Faculdade de Educação da UFAM (2019). Professora Adjunta C. da Faculdade de Direito da UFAM. lecionando Direito Civil. Direito de Família e Direito das Sucessões (Desde 2009). Chefe do Departamento de Direito Privado da FD/ UFAM (Desde 2018).

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

Melquiades, L. N., & Azevedo, F. R. P. de. (2025). DIREITO DA PERSONALIDADE E A ERA DIGITAL: IMPLICAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 134–153. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17589