CORANTES SINTÉTICOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: DESAFIOS, LEGISLAÇÃO E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Wanison André Gil Pessoa Júnior Universidade Federal do Amazonas
  • Flávia Regina Porto de Azevedo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17742

Palavras-chave:

Corante sintético. Poluição. Legislação ambiental. Princípio do desenvolvimento sustentável.

Resumo

A utilização de corantes remonta aos tempos pré-históricos, evoluindo de pigmentos naturais para mais de 100.000 corantes sintéticos disponíveis atualmente. Este artigo analisa o impacto ambiental desses compostos, amplamente usados nas indústrias têxtil, alimentícia e cosmética, destacando sua persistência, toxicidade e difícil degradação. O objetivo principal foi conceituar os corantes sintéticos e propor soluções para reduzir sua agressividade ao meio ambiente, com ênfase em legislações vigentes e práticas sustentáveis. A pesquisa utilizou uma abordagem dedutiva e revisão bibliográfica de regulamentações como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e a Resolução CONAMA nº 430/2011. Constatou-se que efluentes industriais contendo corantes frequentemente apresentam compostos tóxicos e recalcitrantes, prejudicando ecossistemas aquáticos e causando riscos à saúde humana. Além disso, foram destacados os desafios na aplicação de tecnologias de tratamento, como processos físicos, químicos e biológicos, e o potencial de estratégias híbridas para remoção de contaminantes. A partir disto, conclui-se que há a necessidade de implementar legislações mais rigorosas, desenvolver tecnologias limpas e incentivar o uso de alternativas biodegradáveis. Por fim, sugere-se maior investimento em pesquisa para novos materiais e métodos de tratamento de efluentes.

Downloads

Biografia do Autor

Wanison André Gil Pessoa Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Discente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas e Mestre e graduado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Flávia Regina Porto de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2019), pós-graduada em Direito Penal e Processual pela Faculdade de Direito da Federal do Amazonas (2002). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (1999). Professora Adjunto C, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, desde 2009, atuando principalmente nas seguintes áreas: Direito Civil; Direito de Família; Direito das Sucessões. Chefe do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Pessoa Júnior, W. A. G., & Azevedo, F. R. P. de. (2024). CORANTES SINTÉTICOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: DESAFIOS, LEGISLAÇÃO E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3972–3991. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17742