LUTAS, RESISTÊNCIAS E MEMÓRIAS DA NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM ARIQUEMES RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9717Palavras-chave:
Escolas Rurais. Fechamento. História da Educação.Resumo
Este artigo trata-se do processo de nucleação das escolas multisseriadas que ocorreu no município de Ariquemes Estado de Rondônia. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de nucleação das escolas multisseriadas e, como isso influenciou a vida de quem vive nessas comunidades do campo de Ariquemes. A análise foi realizada utilizando-se do paradigma indiciário e da crítica ao documento. Nossos aportes teóricos e metodológicos se pautam, principalmente, no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), como “proposta de um método interpretativo centrado sobre os resíduos, sobre os dados marginais, considerados reveladores” (GINZBURG, 1989, p. 147) e da crítica ao documento de Marc Bloch (2001). Como resultado, cita-se a falta de motivação dos professores, má qualidade da educação e quantidade de alunos por escola.
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