LUTAS, RESISTÊNCIAS E MEMÓRIAS DA NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM ARIQUEMES RONDÔNIA

Autores

  • Rony Von de Jesus Santos SEMED - ARIQUEMES/UNIR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9717

Palavras-chave:

Escolas Rurais. Fechamento. História da Educação.

Resumo

Este artigo trata-se do processo de nucleação das escolas multisseriadas que ocorreu no município de Ariquemes Estado de Rondônia. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de nucleação das escolas multisseriadas e, como isso influenciou a vida de quem vive nessas comunidades do campo de Ariquemes. A análise foi realizada utilizando-se do paradigma indiciário e da crítica ao documento. Nossos aportes teóricos e metodológicos se pautam, principalmente, no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), como “proposta de um método interpretativo centrado sobre os resíduos, sobre os dados marginais, considerados reveladores” (GINZBURG, 1989, p. 147) e da crítica ao documento de Marc Bloch (2001). Como resultado, cita-se a falta de motivação dos professores, má qualidade da educação e quantidade de alunos por escola.

Biografia do Autor

Rony Von de Jesus Santos, SEMED - ARIQUEMES/UNIR

Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Rondônia –Campus de Rolim de Moura. Professor da Rede Municipal de Ariquemes -Rondônia. Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática na Amazônia (GEPHEMA).

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Santos, R. V. de J. (2023). LUTAS, RESISTÊNCIAS E MEMÓRIAS DA NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM ARIQUEMES RONDÔNIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3563–3579. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9717