CONTEXTO HISTÓRICO DO ENSINO MULTISSERIADO NAS ESCOLAS DO CAMPO BRASILEIRO

Autores

  • Alciraine Pinto Queiroz FARESE
  • Miriam Espíndula dos Santos Freire UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13195

Palavras-chave:

Contexto histórico. Educação no campo. Ensino multisseriado. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo investiga os avanços na educação do campo no que tange as escolas multisseriadas nas séries iniciais do ensino fundamental. Apresenta como objetivos: Identificar e descrever os avanços na educação do campo, no que tange as escolas multisseriadas no cenário brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, possui caráter descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram analisados através do método análise de conteúdo, pois tal método possibilita a obtenção de resultados concretos e próximos da realidade. A história do ensino multisseriado no Brasil nos remete ao Brasil Colonial onde formas de ensino com características semelhantes ao multisseriado atual foram implantados no país. Os resultados encontrados demonstram que a educação no meio rural obteve poucos avanços ao longo de sua história, principalmente quando se trata de ensino multisseriado nas séries iniciais do ensino fundamental, tal modelo de ensino sempre foi marcado por estagnações, retrocessos e esquecimento por parte das autoridades. Portanto, o referido artigo demonstra os avanços ocorridos na educação no meio rural no modelo multisseriado e os desafios existentes ainda nos dias atuais.

Palavras-chave: Contexto histórico. Educação no campo. Ensino multisseriado. Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Alciraine Pinto Queiroz, FARESE

Especialização: Historiografia Brasileira (FARESE). Licenciatura: História (Centro Universitário Faveni).  

   

Miriam Espíndula dos Santos Freire, UFPB

Doutora em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFPB).

 

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Queiroz, A. P., & Freire, M. E. dos S. (2024). CONTEXTO HISTÓRICO DO ENSINO MULTISSERIADO NAS ESCOLAS DO CAMPO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1339–1356. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13195