EDUCAÇÃO INDÍGENA NA AMAZÔNIA LEGAL: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Rony Von de Jesus Santos SEMED - ARIQUEMES/UNIR
  • Jailson Ferreira SEMED/Ariquemes
  • Cladir Huther de Morais SEMED/Ariquemes
  • Luiz Carlos Pires de Morais SEMED/Ariquemes
  • Elisangela Barbosa Mota SEMED/Ariquemes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13632

Palavras-chave:

Educação Indígena. Projeto Político. Currículo.

Resumo

O estudo foi uma análise do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Boatt Gerainny na Terra Indígena Rio Branco que está localizada no Município de Alta Floresta d’Oeste no Estado Rondônia. Com objetivo de refletir sobre a Educação Escola Indígena e os saberes que compõem o currículo do PPP. A abordagem é qualitativa e a metodologia utilizada foi documental, nesse sentido o documento foi o Projeto Político Pedagógico da Escola.  Averiguou-se que esse povo Indígena tem a Educação Escolar como ferramenta essencial na busca de autonomia e fortalecimento   de sua identidade, apesar das lutas para se firmar com sua cultura ao logo dos anos.

Biografia do Autor

Rony Von de Jesus Santos, SEMED - ARIQUEMES/UNIR

Mestre em Ensino de Ciências da Natureza - PPGECN - UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor da Rede Municipal de Ensino - SEMED/Ariquemes-RO. Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática na Amazônia (GEPHEMA). 

Jailson Ferreira, SEMED/Ariquemes

Mestrando em Educação - UNESA - Universidade de Estácio de Sá. Professor da Rede Municipal de Ensino SEMED/Ariquemes-RO.

Cladir Huther de Morais, SEMED/Ariquemes

Especialista em Psicopedagia Clínica e Institucional - FARO. Professora da Rede Municipal de Ensino - SEMED/Ariquemes-RO.

Luiz Carlos Pires de Morais, SEMED/Ariquemes

Mestre em Ciências Ambientais - UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor da Rede Municipal de Ensino - SEMED/Ariquemes-RO.

Elisangela Barbosa Mota, SEMED/Ariquemes

Especialista em Coordenação Pedagógica - UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professora da Rede Municipal de Ensino - SEMED/Ariquemes-RO.

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

Santos, R. V. de J., Ferreira, J., Morais, C. H. de, Morais, L. C. P. de, & Mota, E. B. (2024). EDUCAÇÃO INDÍGENA NA AMAZÔNIA LEGAL: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2225–2234. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13632