FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Jandira Rodrigues Aquino Lima Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • José Carlos da Silveira Freire Universidade Federal do Tocantins- UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9103

Palavras-chave:

Formação. Professores indígenas. Projeto e Proposta. Seduc.

Resumo

Este artigo aborda a formação de professores indígenas desde 1991, quando o Ministério da Educação – MEC, conduziu os processos de educação, junto aos povos indígenas do Estado do Tocantins. Para tanto, as pesquisas bibliográficas foram realizadas em livros, dissertações, artigos e documentos em  várias esferas governamentais, sobre experiências e políticas públicas de formação dos indígenas. Nesse contexto, é apresentada a política de formação para professores indígenas no Estado do Tocantins, o curso de formação de professores: Projeto de Educação Indígena para o Estado do Tocantins e a Proposta de Formação de Professores Indígenas do Estado do Tocantins. Escrever este Artigo configura a concretização de um desejo que há tempos nutria em meu coração e o interesse por essa temática, tem sido atribuído à necessidade da oferta de uma educação de qualidade e na busca de um modelo de formação indígena, capaz de articular as demandas de qualificação docente e valorização da cultura indígena no currículo escolar.

Biografia do Autor

Jandira Rodrigues Aquino Lima, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Gurupi (UNIRG). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). 

José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Pós-Doutorado em Educação – UEPA, Professor na Universidade Federal do Tocantins/Professor do Mestrado Profissional em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação – UFG. Graduação em Pedagogia (UECE).

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Lima, J. R. A., & Freire, J. C. da S. . (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 32–51. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9103