A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO PREPARO DOS JOVENS DO FUTURO: A PROPOSTA DO PROJETO DE VIDA DAS ESCOLAS DO PEI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1370Palavras-chave:
Educação, Escolas do PEI, Projeto de Vida.Resumo
Este artigo aborda a proposta do Projeto de vida, eixo estruturante das escolas do Programa de Ensino Integral (PEI). O Programa de Ensino Integral é uma das modalidades de escola de tempo expandido oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, foi concebido tendo-se em conta as necessidades e os desafios encontrados na formação do jovem em busca de uma educação de qualidade. Nesta perspectiva o PEI tem como missão ser um núcleo de formação discente, tendo o compromisso de atuar na preparação integral dos jovens e possibilitar que eles se tornem autônomos solidários e competentes. O Projeto de Vida é uma disciplina da parte diversificada do currículo, que faz parte da metodologia de projetos das escolas do PEI. A construção de um Projeto de Vida pretende contribuir para o engajamento dos jovens nos estudos e ajudá-los nas escolhas que farão para o seu futuro. Refere-se a uma oportunidade fundamental para que o jovem possa refletir e imaginar o futuro que pretende ter, é um percurso entre o querer ser e o ser. Nesse processo, a escola oferece ensinamentos, aprendizagens, vivências e apoio para que os estudantes se conheçam melhor, adquiram conhecimentos, habilidades e competências, assim, tenham condições de caminhar na direção do objetivo traçado. Refletir como se constitui este processo se torna extremamente relevante para o debate educacional e social. Dessa forma, este artigo apresenta e discute como as escolas do PEI desenvolvem o Projeto de Vida de seus alunos, quais são os pressupostos teóricos e as ações que viabilizam este trabalho e, também, apresenta alguns dos resultados alcançados, assim como, os limites e as possiblidades deste tipo de proposta educativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY