A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO PREPARO DOS JOVENS DO FUTURO: A PROPOSTA DO PROJETO DE VIDA DAS ESCOLAS DO PEI

Autores

  • Maluy Delgado da Silva Universidade Paulista - UNIP
  • Vladimir Fernandes Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1370

Palavras-chave:

Educação, Escolas do PEI, Projeto de Vida.

Resumo

Este artigo aborda a proposta do Projeto de vida, eixo estruturante das escolas do Programa de Ensino Integral (PEI). O Programa de Ensino Integral é uma das modalidades de escola de tempo expandido oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, foi concebido tendo-se em conta as necessidades e os desafios encontrados na formação do jovem em busca de uma educação de qualidade. Nesta perspectiva o PEI tem como missão ser um núcleo de formação discente, tendo o compromisso de atuar na preparação integral dos jovens e possibilitar que eles se tornem autônomos solidários e competentes. O Projeto de Vida é uma disciplina da parte diversificada do currículo, que faz parte da metodologia de projetos das escolas do PEI. A construção de um Projeto de Vida pretende contribuir para o engajamento dos jovens nos estudos e ajudá-los nas escolhas que farão para o seu futuro. Refere-se a uma oportunidade fundamental para que o jovem possa refletir e imaginar o futuro que pretende ter, é um percurso entre o querer ser e o ser. Nesse processo, a escola oferece ensinamentos, aprendizagens, vivências e apoio para que os estudantes se conheçam melhor, adquiram conhecimentos, habilidades e competências, assim, tenham condições de caminhar na direção do objetivo traçado. Refletir como se constitui este processo se torna extremamente relevante para o debate educacional e social. Dessa forma, este artigo apresenta e discute como as escolas do PEI desenvolvem o Projeto de Vida de seus alunos, quais são os pressupostos teóricos e as ações que viabilizam este trabalho e, também, apresenta alguns dos resultados alcançados, assim como, os limites e as possiblidades deste tipo de proposta educativa.

Biografia do Autor

Maluy Delgado da Silva, Universidade Paulista - UNIP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista, cursando especialização em Psicopedagogia e Neurociência pela Universidade Paulista. Educadora no 3º Ano do Ensino Fundamental na Instituição de Ensino Colégio Anglo Morumbi. E-mail: maluy.potter@hotmail.com.

Vladimir Fernandes, Universidade Paulista

Doutor em Educação pela FE-USP, mestre em Filosofia pela PUC-SP, especialista em Sociologia e História do Trabalho pela FSA. É docente titular de Filosofia na Universidade Paulista e Pesquisador do Programa Individual de Pesquisa para Docentes da UNIP. Membro do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores" (UNIP-CNPq). E-mail: profvladi1@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Silva, M. D. da ., & Fernandes, V. . (2021). A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO PREPARO DOS JOVENS DO FUTURO: A PROPOSTA DO PROJETO DE VIDA DAS ESCOLAS DO PEI . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 266–285. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1370