LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRECONCEITO: O PAPEL DA LINGUAGEM REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RURAL E SEUS EFEITOS NO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18140

Palavras-chave:

Fenômeno Linguístico. História. Desprestígio. Inclusão. Variação Linguística. Prática Docente.

Resumo

O preconceito linguístico na zona rural é um fenômeno complexo que atinge tanto a identidade dos indivíduos quanto suas oportunidades educacionais.  Este artigo tem como objetivo averiguar o papel da linguagem regional na construção na construção da identidade rural, bem como os efeitos do preconceito linguístico no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da zona rural.  A metodologia adotada para este estudo foi de formas qualitativa e bibliográfica.  A amostra foi composta por alguns alunos que integram a Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Jaime Monteiro, Gameleira-PE.  A coleta de dados foi realizada por meio de sondagens antes e depois das intervenções, entrevistas com alguns alunos, questionários de percepção sobre os danos causados pelo preconceito linguístico, além de observações diretas em sala de aula.  Os resultados foram obtidos através de momentos de reflexão e de conscientização nas aulas de Estudo Orientado e dos Itinerários Formativos, resgatando a autoestima e ampliando os horizontes em relação à identidade de suas raízes familiares. A pesquisa analisa como as variantes locais, muitas vezes estigmatizadas, influenciam a autoestima e o pertencimento dos estudantes rurais, além de explorar como o preconceito linguístico presente nas escolas podem impactar o desempenho acadêmico e a formação da identidade desses indivíduos.  A investigação também aborda a importância de estratégias educacionais inclusivas que promovam a valorização das línguas e dialetos regionais; demonstrando que é um processo contínuo e requer estímulo para essa transformação.  Percebe-se que há sempre uma explicação nos mecanismos da língua, as variações linguísticas retratam a história de cada indivíduo, e na maioria das vezes, são vistas com preconceito e desprestígio; no entanto há enriquecimento ao conhecer a história de uma língua para desvendar o porquê de cada falante manuseá-la de formas divergentes. 

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Biografia do Autor

Andréa Queila de Barros e Silva, FAMASUL

Professora Pós-Graduada em Língua Portuguesa pela FAMASUL. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia pela UFPE, Orientador de dissertação e tese da Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

Silva, A. Q. de B. e, & Coutinho, D. J. G. (2025). LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRECONCEITO: O PAPEL DA LINGUAGEM REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RURAL E SEUS EFEITOS NO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2030–2043. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18140