A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS COM TDAH E TEA NA REDE DE ENSINO REGULAR DE ESCOLA PARTICULAR

Autores

  • Alexandra Francisca da Silveira Araújo UNINASSAU
  • Anderson Douglas Pereira Rodrigues UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9696

Palavras-chave:

Afetividade. Professor. Aluno. TDAH. TEA.

Resumo

A afetividade no contexto das relações entre professores e alunos com TDAH e TEA tem papel relevante para o desenvolvimento da aprendizagem, observando-se resultados positivos em escolas regulares que entenderam as necessidades desses estudantes e promoveram o acolhimento e a inclusão com o intuito de construir saberes significativos para esse grupo. O objetivo central do trabalho é investigar e apontar as influências positivas da adoção de um ensino afetuoso e cuidadoso acerca do aprendizado, com o olhar voltado para as dificuldades das crianças com TDAH e TEA em sala de aula. As metodologias empregadas na realização desse estudo foram as pesquisas bibliográfica e qualitativa, na qual foi explorado o assunto para conhecê-lo e analisá-lo, visando a ampliação dos conhecimentos, a elaboração de hipóteses e respostas às perguntas a fim de chegar a uma conclusão final. Essa pesquisa foi produzida a partir do estudo em livros, revistas, sites de busca etc., além de intervenção em sala de aula e análise comportamental das crianças para, ao final, obter resultados claros e objetivos sobre o tema exposto, comprovando-se a real importância da relação entre a afetividade e aprendizagem e que ela realmente interfere positivamente no processo educacional escolar, quando empregada da maneira correta, de forma a facilitar a aquisição de conhecimento, auxiliando no desenvolvimento integral dos alunos com transtorno do neurodesenvolvimento que estão na rede regular de ensino.

Biografia do Autor

Alexandra Francisca da Silveira Araújo, UNINASSAU

Graduanda em Pedagogia na UNINASSAU.

Anderson Douglas Pereira Rodrigues, UNINASSAU

Mestre e Doutor em Educação Matemática e Tecnológica. Pedagogo, UNINASSAU.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Araújo, A. F. da S., & Rodrigues, A. D. P. (2023). A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS COM TDAH E TEA NA REDE DE ENSINO REGULAR DE ESCOLA PARTICULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 505–524. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9696