A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Adriana da Silva Chaves Christian Business School
  • Carla Cristina Coutinho Garcia Christian Business School
  • Adiel de Farias Manzotti Centro Universitário FIEO
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10776

Palavras-chave:

Afetividade. Aprendizagem. Professor-Aluno.

Resumo

Esse artigo trata da afetividade na relação professor-aluno. Será que a afetividade interfere no processo de aprendizagem? Esse estudo tem por objetivo esclarecer algumas questões relacionadas a esse assunto. Observamos que, atualmente, essa relação estabelecida entre professor e aluno pode definir a facilidade ou dificuldade de aprendizagem, pois o ser humano é social por natureza, e é através dessa interação que o ser evolui e se desenvolve. Foi utilizada uma abordagem qualitativa tendo a entrevista como meio de observação participante. A amostra foi constituída de cento e vinte alunos do primeiro ano do Ensino Médio e a análise do material textual identificou que a afetividade é primordial no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Adriana da Silva Chaves, Christian Business School

Mestranda em Ciência da Educação na Christian Business School.

Carla Cristina Coutinho Garcia, Christian Business School

Mestranda em Ciência da Educação na Christian Business School. 

Adiel de Farias Manzotti, Centro Universitário FIEO

Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Docente do Mestrado em Ciência da Educação na Christian Business School. Doutor em biologia- UFPE. 

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

Chaves, A. da S., Garcia, C. C. C., Manzotti, A. de F., & Coutinho, D. J. G. (2023). A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1888–1896. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10776