AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM — PERCEPÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.607Palavras-chave:
Alfabetizadores. Afetividade. Aluno. Aprendizagem. Percepção.Resumo
A presente pesquisa é resultado da reflexão sobre como os professores alfabetizadores percebem a afetividade na sua prática, a importância e relação que estabelecem entre afetividade e aprendizagem. O público-alvo foi um grupo de 15 professores de três escolas de um município da Grande São Paulo. Considera-se a partir das análises que os professores percebem a afetividade como essencial, no processo de alfabetização, tanto que, pontuaram que deveria ser considerada a partir da escolha da classe. O professor acredita que a afetividade se relaciona com a cognição e que essa relação se dá por meio do vínculo nas relações: professor-aluno; aluno-aluno, aluno-conhecimento, e pela motivação. A importância apontada para a afetividade, na prática, mais uma vez se relaciona à motivação que impulsiona o aluno durante o processo de aprendizagem. Os relatos nas entrevistas, demonstram nas diversas situações que, quando se há respeito, compreensão, diálogo e principalmente quando os aspectos afetivos e cognitivos do sujeito são considerados no processo de aprendizagem, a alfabetização acontece de forma satisfatória, no entanto, nos chama atenção alguns professores apontarem para a afetividade como importante para manter a sala de aula disciplinada, esse dado nos leva a refletir que em muitas situações o professor pode utilizar a afetividade como meio de controle de seus alunos e não como favorecedora da aprendizagem.
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