AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM — PERCEPÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Maria Luiza Sobreira de Oliveira Universidade Paulista- UNIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.607

Palavras-chave:

Alfabetizadores. Afetividade.  Aluno. Aprendizagem. Percepção.

Resumo

A presente pesquisa é resultado da reflexão sobre como os professores alfabetizadores percebem a afetividade na sua prática, a importância e relação que estabelecem entre afetividade e aprendizagem. O público-alvo foi um grupo de 15 professores de três escolas de um município da Grande São Paulo. Considera-se a partir das análises que os professores percebem a afetividade como essencial, no processo de alfabetização, tanto que, pontuaram que deveria ser considerada a partir da escolha da classe. O professor acredita que a afetividade se relaciona com a cognição e que essa relação se dá por meio do vínculo nas relações: professor-aluno; aluno-aluno, aluno-conhecimento, e pela motivação. A importância apontada para a afetividade, na prática, mais uma vez se relaciona à motivação que impulsiona o aluno durante o processo de aprendizagem. Os relatos nas entrevistas, demonstram nas diversas situações que, quando se há respeito, compreensão, diálogo e principalmente quando os aspectos afetivos e cognitivos do sujeito são considerados no processo de aprendizagem, a alfabetização acontece de forma satisfatória, no entanto, nos chama atenção  alguns professores apontarem para a afetividade como importante para manter a sala de aula disciplinada, esse dado nos leva a refletir que em muitas situações o professor pode utilizar a afetividade como meio de controle de seus alunos e não como favorecedora da aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Luiza Sobreira de Oliveira, Universidade Paulista- UNIP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Cotia, Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera, Mestra em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO - UNIFIEO, 2018. Atuou como professora de Educação Básica no Município de Itapevi - SP e como tutora EAD na Universidade Paulista- Unip. Atualmente trabalha na Secretaria de Educação do município de Itapevi no setor que representa a Educação Especial - Gerência de Atendimento Educacional Especializado e atua como Web Tutora na FAEL - Faculdade Educacional da Lapa - Curitiba -PR. Autora da resenha do livro: A mediação das emoções em professores alfabetizadores. Appris. São Paulo: 2015. 208 p.  da autora Cleomar Azevedo pela Educar em Revista publicação em 2017. E- mail: malusobreira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Oliveira, M. L. S. de . (2021). AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM — PERCEPÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 23. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.607