MEMES DA COVID-19 E MEMÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8435Palavras-chave:
Memes. Memes da Covid-19. Memética. Internet. Interdisciplinaridade.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa é estudar o meme de temática da Covid-19 por meio das concepções interdisciplinares, atribuindo-se conceitos da memória, da ideia e das tribos sociais como fundadores da corrente memética e atribuidores de fenômenos ao meme hodierno (virtualizado). A metodologia utilizada é descritiva de base bibliográfica; além da descrição de características, parte-se da utilização de materiais escritos publicados anteriormente (GIL, 2002). Este estudo é interdisciplinar, pois integra conhecimentos de Ciências distintas sem sua sobreposição, portanto, há a integração das áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra, com o intuito de comparação em evidência. Constata-se, como resultados, de que os memes possuem origens biológicas e antropológicas, pois, por meio das concepções da memória e da ideia, as áreas se entrelaçaram realçando vertentes meméticas (psicobiologia, sociobiologia). Os memes da Internet, portanto, são reprodutores de fenômenos meméticos, pois, integram o fenômeno da replicação, bem como evidenciam a separação por tribos sociais, que se demonstra pela criação dos grupos sociais meméticos. Com isso, os memes da Covid-19 ressaltam os conceitos da memética pelo seu caráter viral e, no entanto, fenômenos como a memética do altruísmo (BLACKMORE, 1999;2000), são demonstrados, mas com carga positiva e negativa, por conta de seu caráter dualista que evidencia opiniões e ações sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY