AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - CONCEPÇÕES DA LINGUÍSTICA, MULTILETRAMENTOS E MEMÉTICA: UMA PESQUISA EXPERIMENTAL

Autores

  • Isabella Tavares Sozza Moraes Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5953

Palavras-chave:

Avas.interação. Interatividade. Multiletramentos. Tdics.

Resumo

Neste artigo, apresentamos as concepções a respeito dos ambientes virtuais de aprendizagem por óticas multidisciplinares. Sendo assim, questiona-se: como podemos possuir aprendizagem significativa por meio dos AVAs? Temos como hipótese a utilização dos AVAs e TDICs como meios de aprendizagem significativa, por meio de multiletramentos e gamificações.Temos como objetivos específicos: (i) verificar a importância dos AVAs; (ii) descrever as associações entre a linguística, educação e tecnologia nos AVAs como objetos principais deste estudo e (iii) implementar por meio das teorias estudadas, um AVA contextualizado. O corpus selecionado para este estudo, na área da linguística, foram recortes de interações verbais por meio dos AVAs, de forma polida e impolida. O que justifica a escolha do tema é o fato de atualmente haver o uso contante de TDICs, principalmente no contexto pandêmico. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre Pragmática e Sociolinguística interacional de Brown & Levinson (1987),  Cabral & Albert (2017), Goffman (1967), Kerbrat-orecchioni (2005) e Spencer-Oatey (2000). Estudos sobre os AVAs de Moran (2002), Mondim (2013), Milligan (1999). Estudos sobre os multiletramentos de Cazden; Cope; Fairclogh et al (1996), Rojo (2008; 2010; 2013; 2017; 2021). Estudos sobre linguística e Filosofia da linguagem de Marchuschi (2008) e Barthes (1984). A metodologia utilizada na pesquisa é tipológica - Marinho e Vasconcelos (2011) -, sua abordagem é qualitativa, de natureza aplicada, de objetivo exploratório. Utilizou-se os procedimentos técnicos - bibliográfico e experimental. Os resultados alcançados confirmam que é preciso possuir o cuidado com a interação verbal e realçar conhecimentos significativos, por meio dos AVAs. Dessa forma, evidenciamos que os ambientes virtuais de aprendizagem visam a integração do conhecimento por meio da virtualização, por isso, as trocas conversacionais devem possuir o respeito à hierarquia e a interação visada sem ataque à face do outro.

Biografia do Autor

Isabella Tavares Sozza Moraes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduada em Letras - português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de Santo Amaro, com aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pelo MEC. Diplomada em Técnico em Informática pelo Centro Universitário adventista de São Paulo. E-mail: isabellasozza@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Moraes, I. T. S. . (2022). AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - CONCEPÇÕES DA LINGUÍSTICA, MULTILETRAMENTOS E MEMÉTICA: UMA PESQUISA EXPERIMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 586–608. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5953