SISTEMA PENITENCIÁRIO E EFEITOS DA APRISIONAÇÃO FEMININA

Autores

  • Cleidson Teixeira Vinhas
  • Marcos Adriano Bohlke Ferreira
  • Cristiano Dilli
  • Felipe Tavares Ribeiro
  • Barbara Duro Dias
  • Newton Porfirio Moraes Soares

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8408

Palavras-chave:

Criminalidade. Prisão. Segurança. Mulher.

Resumo

Se a situação da mulher em liberdade é de frequente discriminação, opressão e descaso por parte do Estado, quando o assunto é prisão feminina, ou mulheres presas, os problemas são ainda mais graves. O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise acerca do aumento do encarceramento feminino, como ela se originou e também assim ver como as mesmas chegaram a serem presas, visto que muitas mulheres entram na vida do crime incentivadas, ou muitas não, pelos seus companheiros, fazendo delas um pivô do lado de fora da prisão para seguirem com seus trabalhos já que eles, os bandidos estão “impossibilitados” de comandarem crime fora da prisão, sendo assim, suas companheiras acabam fazendo todo o serviço sujo, entrando também na vida de criminalidade,  tráficos de drogas, inserção numa nova sociedade onde as mulheres têm mais voz ativa, direitos iguais aos homens e seu lugar na sociedade. Apresentarei dados de uma pesquisa feita nas penitenciárias de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, como surgiu as penitenciarias brasileira e dados mais específicas das gaúchas, estado onde estou inserida.

Biografia do Autor

Cleidson Teixeira Vinhas

Bacharel em administração e licenciatura em Matemática. 

Marcos Adriano Bohlke Ferreira

Bacharel em administração de empresas. Licenciatura em ciências sociais. Pós-graduação em segurança pública. 

Cristiano Dilli

Graduação Tecnólogo em Gestão Pública Graduação Tecnólogo em Segurança Pública. Pós-graduação em Criminologia. Pós-graduação em Gestão de Sistemas Prisionais. 

Felipe Tavares Ribeiro

Graduação Bacharel Direito. Pós-graduação gestão recursos humanos. Pós-graduação inteligência Policial e Penitenciária. 

Barbara Duro Dias

Bacharel em Nutrição. 

Newton Porfirio Moraes Soares

Licenciado em Educação Física. Pós em Educação Especial e Inclusiva. Pós em Educação Ambiental. Pós em Educação em Unidades Prisionais. Pós em Gestão de sistemas Prisionais.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Vinhas, C. T. ., Ferreira, M. A. B. ., Dilli, C. ., Ribeiro, F. T. ., Dias, B. D. ., & Soares, N. P. M. . (2023). SISTEMA PENITENCIÁRIO E EFEITOS DA APRISIONAÇÃO FEMININA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 214–225. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8408