MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO DE PLANTAS NA EMPRESA AGRO-INDUSTRIAL ALDEIA NOVA, S.A NO MUNICÍPIO DA CELA PROVÍNCIA DO CUANZA-SUL-ANGOLA

Autores

  • Victorino Correia Kinhama Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul
  • Alexandre Fernando Fonseca Instituto Técnico Agrário da Cela
  • Analdina Felícia A. M. Chicale Instituto Técnico Agrário da Cela
  • Esmeraldo Nkodia Cardoso Pedro Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul
  • José Carlos da Conceição Manuel Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul
  • José Uindua António Zangue Instituto Técnico Agrário da Cela

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7591

Palavras-chave:

Máquinas. Equipamentos. Cultura. Pulverização.

Resumo

Este trabalho objectivou-se em caracterização da situação actual das máquinas e equipamentos Protecção de Plantas, como requisito de conclusão do Módulo de Gestão de Equipamentos de Protecção de Plantas no Curso de Mestrado em protecção de Plantas Ministrado no Isntituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, que decorreu no período de 23 à 29 de Julho de 2021. Estudo realizado na Empresa Agro-Industrial Aldeia Nova, S.A situada no Município da Cela, Waku-Kungo, Província do Kuanza-Sul. A empresa possui uma área total de 5000 hectares, dos quais foram semeados 2500 hectares da presente campanha agrícola, sendo que 83.2% corresponde ao regime de sequeiro e 16.8%  coincide com área irrigada com as culturas de milho ocupando 2238 hectares, perfazendo 89,9%, soja 187 hectares ficando na segunda posição com 7,5%, sorgo colado na terceira e última posição com 75 hectares equivalendo a  3%. As principais máquinas e equipamentos fitossanitários Identificados na empresa Agro-Industrial Aldeia Nova, S.A foram 5, onde 2 estão inativos de marcas Jacto Trasportado com uma capacidade dos 2500L á 3000L, e um pulverizador tractorizado autopropelido com capacidade 2500 L, e uma velocidade de 30 min/h, de 62 bicos, 2 máquinas de Protecção de plantas de marca Degánia. As Principais pragas identificadas foram a Lagarta do cartucho e Helicoverpa.

Biografia do Autor

Victorino Correia Kinhama, Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul

Mestrando em Protecção de Planta pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul, Licenciado em Agronomia, Professor-Ivestigador na área da Agricultura no Município da Cela, Professor de Matemática e Nutrição No Instituto Técnico de Saúde da Cela (https://0rcid.org/0000-0002-6528-6607). 

Alexandre Fernando Fonseca, Instituto Técnico Agrário da Cela

Mestranda em Protecção de Plantas pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Licenciados em Agronomia, Professora do Instituto Técnico Agrário da Cela, Consultores Senior do PDAC,

Analdina Felícia A. M. Chicale, Instituto Técnico Agrário da Cela

Mestrando em Protecção de Plantas pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Licenciados em Agronomia, Professor do Instituto Técnico Agrário da Cela, Consultores Senior do PDAC,

Esmeraldo Nkodia Cardoso Pedro, Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul

Mestrando em Protecção de Plantas pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Licenciados em Agronomia, Professor do Instituto Técnico Agrário da Cela, Consultores Senior do PDAC,

José Carlos da Conceição Manuel, Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul

Mestrando em Proteção de Plantas pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Licenciados em Agronomia, Professor do Instituto Técnico Agrário da Cela, Consultores Senior do PDAC,

José Uindua António Zangue, Instituto Técnico Agrário da Cela

Mestrando em Protecção de Plantas pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Licenciados em Agronomia, Professor do Instituto Técnico Agrário da Cela, Consultores Senior do PDAC,

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Kinhama, V. C. ., Fonseca, A. F. ., Chicale, A. F. A. M. ., Pedro, E. N. C. ., Manuel, J. C. da C. ., & Zangue, J. U. A. . (2022). MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO DE PLANTAS NA EMPRESA AGRO-INDUSTRIAL ALDEIA NOVA, S.A NO MUNICÍPIO DA CELA PROVÍNCIA DO CUANZA-SUL-ANGOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 101–113. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7591