RESENHA DO TEXTO “A ARTE”

Autores

  • Flávio Roberto Chaddad Universidade Estadual Paulista- Unesp

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6605

Palavras-chave:

Arte. Filosofia. Introdução a filosofia.

Resumo

A escritura do texto pertence a Rodrigo Duarte. Ele é doutor em Filosofia pela Universität Gesamthochschule Kassel, Alemanha. É professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou entre outros, O belo autônomo – Textos Clássicos de Estética e Indústria Cultural: uma introdução. O texto que é curto e não é tão simples de se ler. Requer o conhecimento de alguns conceitos de filosofia  e de um pouco de conhecimento sobre história e história da filosofia. A obra está dividida em cinco partes. A primeira parte recebeu o título de “Suspeita e a valorização da arte e da beleza sensorial”; a segunda “Da beleza das coisas materiais à estética”; a terceira “Do prazer desinteressado ao fim da arte”; a quanta parte “Do fim da arte ao fim da história da arte” e, por fim, uma conclusão.  Estas partes, vão trazer um esboço das concepções de arte pela história, desde a antiguidade clássica até a contemporaneidade: nos remetendo a Platão, Aristóteles, Plotino, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Kant, Hegel, Nietzsche, Heidegger, Adorno, com um rápido comentário sobre o texto de Walter Benjamin “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e, por fim, a Arthur Danto.

Biografia do Autor

Flávio Roberto Chaddad, Universidade Estadual Paulista- Unesp

Engenheiro Agrônomo pela UNESP/Botucatu; Graduado em Ciências Biológicas (B/L) pela Universidade Paulista (UNIP/Bauru); graduado em Filosofia pela Universidade de Franca (Unifran/Franca); graduado em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes/Santos); graduado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID/São Paulo); Graduado em História pela Universidade de Franca (Unifran/Franca); Especialista em Educação Ambiental pela UNESP/Botucatu; Especialista em Gestão da Educação Básica pela Universidade de Araraquara (UNIARA); Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Araraquara (UNIARA); Especialista em Filosofia e Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Mestre em Educação [Ensino Superior] Puc-Campinas; Mestre em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara/SP.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Chaddad, F. R. . (2022). RESENHA DO TEXTO “A ARTE”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1096–1102. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6605