REVISÃO DE LITERATURA COM FOCO EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA ENTRE 2010 E 2020
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3494Palavras-chave:
História e filosofia da ciência. Ensino de física. Revisão de literatura.Resumo
O presente trabalho busca fazer um levantamento do estado da arte da abordagem História e Filosofia das Ciências (HFC) em sala de aula em um dos periódicos mais tradicionais na área de Ensino de Física: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a partir de tal fazer uma análise do material selecionado entre os anos de 2010 - 2020. Os resultados relatados nos trabalhos apontam que o uso da HFC possibilita discussões sobre o processo de construção do conhecimento científico, promovendo um estudo contextualizado e aproximando o aluno do processo evolutivo da ciência. Foi verificado que há uma carência de trabalhos que abordam a HFC em sala de aula julgando pelo número de publicações no período analisado. Espera-se que a análise desse levantamento sirva de auxílio para profissionais e discentes de Física que tenham interesse na abordagem HFC em sala de aula, onde os quais possam refletir sobre as intervenções didáticas realizadas nos trabalhos selecionados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY