REVISÃO DE LITERATURA COM FOCO EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA ENTRE 2010 E 2020

Autores

  • Wellington Lima da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Wanderley Vitorino da Silva Filho Universidade Federal da Bahia
  • Igor Tavares Padilha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3494

Palavras-chave:

História e filosofia da ciência. Ensino de física. Revisão de literatura.

Resumo

O presente trabalho busca fazer um levantamento do estado da arte da abordagem História e Filosofia das Ciências (HFC) em sala de aula em um dos periódicos mais tradicionais na área de Ensino de Física: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a partir de tal fazer uma análise do material selecionado entre os anos de 2010 - 2020. Os resultados relatados nos trabalhos apontam que o uso da HFC possibilita discussões sobre o processo de construção do conhecimento científico, promovendo um estudo contextualizado e aproximando o aluno do processo evolutivo da ciência. Foi verificado que há uma carência de trabalhos que abordam a HFC em sala de aula julgando pelo número de publicações no período analisado. Espera-se que a análise desse levantamento sirva de auxílio para profissionais e discentes de Física que tenham interesse na abordagem HFC em sala de aula, onde os quais possam refletir sobre as intervenções didáticas realizadas nos trabalhos selecionados.

Biografia do Autor

Wellington Lima da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Física) e Membro do Grupo de Pesquisa ECIMATH - Estação Ciências, Matemática, Astronomia, Tecnologia e História das Ciências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). https://orcid.org/0000-0002-5639-1608. E-mail: wellingtonlnilo@gmail.com

Wanderley Vitorino da Silva Filho, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Departamento de Física e Líder do Grupo de Pesquisa ECIMATH - Estação Ciências, Matemática, Astronomia, Tecnologia e História das Ciências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). https://orcid.org/0000-0002-1591-3668. E-mail: vitorino@ufam.edu.br

Igor Tavares Padilha, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associado I do Departamento de Física e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET Física) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). https://orcid.org/0000-0002-3949-1244. E-mail: igorfis@ufam.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Silva, W. L. da ., Silva Filho, W. V. da ., & Padilha, I. T. . (2021). REVISÃO DE LITERATURA COM FOCO EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA ENTRE 2010 E 2020. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 716–746. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3494