REVISÃO DE LITERATURA COM FOCO EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA ENTRE 2010 E 2020

Autores/as

  • Wellington Lima da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Wanderley Vitorino da Silva Filho Universidade Federal da Bahia
  • Igor Tavares Padilha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3494

Palabras clave:

História e filosofia da ciência. Ensino de física. Revisão de literatura.

Resumen

O presente trabalho busca fazer um levantamento do estado da arte da abordagem História e Filosofia das Ciências (HFC) em sala de aula em um dos periódicos mais tradicionais na área de Ensino de Física: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a partir de tal fazer uma análise do material selecionado entre os anos de 2010 - 2020. Os resultados relatados nos trabalhos apontam que o uso da HFC possibilita discussões sobre o processo de construção do conhecimento científico, promovendo um estudo contextualizado e aproximando o aluno do processo evolutivo da ciência. Foi verificado que há uma carência de trabalhos que abordam a HFC em sala de aula julgando pelo número de publicações no período analisado. Espera-se que a análise desse levantamento sirva de auxílio para profissionais e discentes de Física que tenham interesse na abordagem HFC em sala de aula, onde os quais possam refletir sobre as intervenções didáticas realizadas nos trabalhos selecionados.

Biografía del autor/a

Wellington Lima da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Física) e Membro do Grupo de Pesquisa ECIMATH - Estação Ciências, Matemática, Astronomia, Tecnologia e História das Ciências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). https://orcid.org/0000-0002-5639-1608. E-mail: wellingtonlnilo@gmail.com

Wanderley Vitorino da Silva Filho, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Departamento de Física e Líder do Grupo de Pesquisa ECIMATH - Estação Ciências, Matemática, Astronomia, Tecnologia e História das Ciências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). https://orcid.org/0000-0002-1591-3668. E-mail: vitorino@ufam.edu.br

Igor Tavares Padilha, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associado I do Departamento de Física e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET Física) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). https://orcid.org/0000-0002-3949-1244. E-mail: igorfis@ufam.edu.br.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Silva, W. L. da ., Silva Filho, W. V. da ., & Padilha, I. T. . (2021). REVISÃO DE LITERATURA COM FOCO EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA ENTRE 2010 E 2020. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 716–746. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3494