DOENÇA DE CROHN: RELATO DE CASO

Autores

  • Rafael Roma Universidade de Vassouras
  • Marcus Azevedo dos Santos Universidade de Vassouras
  • Nathália Moreira de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda
  • Adriana Rodrigues Ferraz Universidade de Vassoura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6531

Palavras-chave:

Doença de Crohn. Atividade inflamatória. Dor abdominal. Câncer.

Resumo

A doença de Crohn é um processo inflamatório crônico que afeta o trato gastrointestinal, podendo causar lesões que se manifestam da boca até o orifício anal, sendo uma patologia com incidência crescente em todo o mundo. Pode ocorrer manifestações extra-intestinais acometendo região cutânea, olhos e articulações. A doença resulta em uma interação complexa entre suscetibilidade genética, fatores ambientais e microbiota intestinal alterada, levando a respostas imunes inatas e adaptativas desreguladas. O cenário clínico típico é de um paciente jovem, apresentando dor abdominal, diarreia crônica, perda de peso e fadiga. A avaliação laboratorial inicial identifica a inflamação e possibilita rastreios de diagnósticos diferenciais. Endoscopia e exames de imagens são utilizados para confirmação diagnóstica e avaliar a extensão da doença. Os pacientes geralmente recebem corticosteróides para tratar surtos de sintomas e pacientes com doença de alto risco recebem produtos biológicos com ou sem imunomoduladores para induzir e manter a remissão. Pacientes com doença de Crohn apresentam risco aumentado de câncer, osteoporose, anemia, deficiências nutricionais, depressão, infecção e eventos trombóticos, tornando-se necessário, portanto, a maximização de medidas de prevenção nesses pacientes.

Biografia do Autor

Rafael Roma, Universidade de Vassouras

Discente do curso de medicina da Universidade de Vassouras / Vassouras /Rio de Janeiro/Brasil. E-mail: rafaroma99@hotmail.com.

Marcus Azevedo dos Santos, Universidade de Vassouras

Marcus Asevedo dos Santos -Discente do curso de medicina da Universidade de Vassouras / Vassouras/ Rio de Janeiro/Brasil, E-mail: marcus.medicina97@gmail.com. 

Nathália Moreira de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda

Médica formada pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. E-mail: nathaliamoliveira3@gmail.com.

Adriana Rodrigues Ferraz, Universidade de Vassoura

Orientadora do curso de medicina da Universidade de Vassoura/ Rio de Janeiro/Brasil. Mestrado: Ciência Aplicada da Saúde 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Roma, R. ., Santos, M. A. dos ., Oliveira, N. M. de ., & Ferraz, A. R. . (2022). DOENÇA DE CROHN: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 963–973. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6531