VIOLÊNCIA DE GÊNERO: INTERVENÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DE DIREITO ÀS MULHERES

Autores

  • Luciana Gonçalves Martins Centro Universitário Luterano de Santarém
  • Lorena Guimarães Ferreira Honorato Centro Universitário Luterano de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5942

Palavras-chave:

Violência contra a mulher. Serviço Social. Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho expõe acerca da “Violência de gênero: intervenções do Serviço Social na garantia de direito às mulheres". Tem por objetivo identificar os instrumentos de atuação do Serviço Social utilizados na garantia dos direitos das mulheres vítimas de violência de gênero. Além disso, visa esclarecer de que forma a intervenção profissional pode ser utilizada no enfrentamento da violência contra a mulher; identificar ar as políticas públicas voltadas à proteção das vítimas de abuso doméstico e familiar; conhecer as dificuldades da atuação do Assistente Social no combate à violência contra mulher. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica em obras e publicações científicas sobre o tema. Verificou-se que a atuação do assistente social neste cenário é de fundamental importância, resgatando esta mulher deste quadro de sofrimento, oferecendo suporte para alcançar seus direitos sociais e jurídicos, através da articulação com os vários segmentos que fazem parte da rede de serviços de apoio à mulher, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Polícia Militar, Abrigos e o Centro de Referência Maria do Pará, contribuindo para o empoderamento dessa mulher. Concluiu-se que o assistente social deve ser um profissional que irá mediar e articular esse processo de garantir às mulheres o acesso aos seus direitos, tão violados por seus companheiros, através de uma intervenção que direciona a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil.

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves Martins, Centro Universitário Luterano de Santarém

Acadêmica do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém CEULS/ULBRA. E-mail: lucianagnovo.martins@gmail.com.

Lorena Guimarães Ferreira Honorato, Centro Universitário Luterano de Santarém

Mestre em Promoção em Saúde – CEULS/ULBRA.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Martins, L. G. ., & Honorato, L. G. F. . (2022). VIOLÊNCIA DE GÊNERO: INTERVENÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DE DIREITO ÀS MULHERES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 299–319. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5942