PRELÚDIOS JURÍDICOS- DEBATES, DESAFIOS E CONQUISTAS
Palavras-chave:
Brasil. Direito. Fake News. Violência contra mulher. Política de Segurança Pública.Resumo
De posse dos constructos do nobre jurista Miguel Reale sobre as dimensões que assentam o Direito. Assim, mantendo uma correlação dialética — o Fator, Valor e a Norma, tornando o Direito uma estrutura fundamentalmente social, axiológico-normativa.
Esse arcabouço jurídico escolta a leitura deste livro. Os pontos temáticos discutidos, convergem para o Fato, e os desdobramentos dos episódios que abrolham o Direito.
Exordialmente, o ascenso de ferramentas digitais cunhadas com o fito de disseminar narrativas, mostra-se uma problemática fática que provoca o direito diante do cotidiano social e os óbices das realidades da contemporaneidade.
Sequencialmente, as discussões se assentam na feridade contra a mulher e os mecanismos jurídicos cunhados para dirimir a violência doméstica e familiar, alocando o Estado em seu papel de garantidor da Lei.
No sector da violência, temática que perpassa os capítulos do livro, Prelúdios jurídicos — debates, desafios e conquistas, a segurança pública se apresenta como um dos maiores reptos nacionais, visto à escalada de violência nas suas multifacetadas manifestações cotidianas.
Esse cenário teórico chama o operador (a) do Direito ao seu papel de pacificador e legítimo representante dos comuns, municiado pela força da Lei.
Professora Dra. Patrícia Ribeiro
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY