O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES NO BRASIL

Autores

  • Jady Xavier da Silva Centro Universitário São Lucas
  • Luciane Maria Argenta de Mattes Paula Centro Universitário São Lucas
  • Cláudia Waléria Carvalho Mendes Macena Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7174

Palavras-chave:

Covid-19. Violência doméstica contra a mulher. Isolamento social.

Resumo

A violência doméstica e familiar contra a   mulher foi diretamente afetada pelo isolamento social imposto durante a pandemia da Covid-19. Diversos dados divulgados por organizações voltadas ao tema já indicavam, no início da pandemia, o aumento dessa violência. Nesse contexto, o artigo busca, por meio de uma breve revisão literária de autores que discutem o tema, apresentar o conceito de violência doméstica e compreender o seu ciclo, para então, analisar o impacto que a pandemia do Coronavírus teve sobre os casos de violência doméstica praticados contra as mulheres, assim como demonstrar quais as principais medidas de enfrentamento e combate à essa violência foram instituídas durante o período pandêmico. Os dados analisados tomaram como base estudos e levantamentos realizados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, utilizando-se como metodologia a pesquisa descritiva e documental, via método dedutivo, a partir da análise da violência doméstica contra a mulher em contexto geral para, após, tratar do tema dentro do isolamento social decorrente da pandemia. Como resultado, observou-se que, com a imposição do isolamento social, os casos de lesão corporal, com registro presencial das vítimas apresentaram aparente redução. Por outra via, os casos de feminicídio e homicídios femininos apresentaram crescimento, ante a situação de vulnerabilidade gerada pelo maior tempo de convívio entre agressor e vítima. Por fim, concluiu-se que, embora a pandemia tenha gerado aumento nos casos de violência doméstica, oportunizou avanço nas medidas de enfrentamento, por meio de uma maior atuação estatal no âmbito legislativo e na implementação de políticas públicas.

Biografia do Autor

Jady Xavier da Silva, Centro Universitário São Lucas

Acadêmica de Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário São Lucas. E-mail: jadyxavier.ac@gmail.com.

Luciane Maria Argenta de Mattes Paula, Centro Universitário São Lucas

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Desenvolvimento Regional e Ambiental, ambos pela Universidade Federal de Rondônia. Acadêmica de Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário São Lucas. E-mail: lumattes@gmail.com.

Cláudia Waléria Carvalho Mendes Macena, Centro Universitário São Lucas

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário São Lucas. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São Lucas. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Católica de Rondônia. E-mail: claudia.mendes@saolucas.edu.br.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Silva, J. X. da ., Paula, L. M. A. de M. ., & Macena, C. W. C. M. . (2022). O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 401–420. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7174