CONFINADAS AO CUIDADO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A POSIÇÃO FEMININA DIANTE DA PANDEMIA POR COVID-19

Autores

  • Camila Marchiori Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lívia Meneghel Fonseca Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luziane Zacché Avellar Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13431

Palavras-chave:

Mulher. Saúde da Mulher. Covid-19. Violência de Gênero.

Resumo

O isolamento social imposto pela pandemia reforçou o papel das mulheres como cuidadoras principais no lar, aumentando a carga de trabalho doméstico e o risco de violência de gênero. Por meio de uma revisão narrativa de literatura, o artigo discute as implicações das medidas e mudanças instauradas pela pandemia por Covid-19 para a população feminina. O estudo destaca como o isolamento social exacerbou as desigualdades sociais, especialmente para as mulheres em situação de vulnerabilidade, como aquelas que trabalham no setor informal e no cuidado doméstico. O aumento da violência doméstica durante a pandemia é apontado como uma preocupação significativa, destacando a importância de políticas públicas sensíveis ao gênero e de apoio às mulheres em situação de violência. Diante desse cenário, o artigo conclui chamando a atenção para a necessidade de uma abordagem sensível ao gênero na formulação de políticas de saúde e assistência social, além de destacar a importância de se questionar as relações socioculturais que perpetuam a violência contra as mulheres.

Palavras-chave: Mulher; Saúde da Mulher; Covid-19; Violência de Gênero.

Biografia do Autor

Camila Marchiori Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo.

Lívia Meneghel Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo.

Gabriela Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Saúde Coletiva pela mesma Universidade. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo.

Luziane Zacché Avellar, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (USP). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Pereira, C. M., Fonseca, L. M., Oliveira, G., & Avellar, L. Z. (2024). CONFINADAS AO CUIDADO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A POSIÇÃO FEMININA DIANTE DA PANDEMIA POR COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2729–2743. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13431