ANÁLISE DA CAPABILIDADE DO PROCESSO DE EXTRUSÃO

Autores

  • Guilherme Braga Alves Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • João Roberto Maiellaro Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5833

Palavras-chave:

Simulação. Cabos elétricos. Six Sigma. Extrusão e Capabilidade.

Resumo

As empresas de todos os portes e segmentos, cada vez mais buscam possuir processos estruturados é com o avanço da tecnologia de produção e das ferramentas de gestão, as empresas estão se tornando mais eficientes e fabricando produtos e serviços com uma qualidade crescente. Este trabalho tem por objetivo descrever a simulação e controle de processos em indústria de cabos elétricos, comentando e analisando dados de um processo automatizado de medição de diâmetros e espessuras da isolação de cabos elétricos. A metodologia six sigma será aplicada como estratégia gerencial e a coleta dos dados ocorrerá por meio de um equipamento chamado xray8000 que funciona como um raio x com foco em pontos do isolamento no processo de extrusão. Para analisar os dados foi utilizado o software minitab e os resultados apresentaram um valor de cp e cpk maior que 1,33, sendo possível concluir que a dispersão do processo real é representada por six sigma.

Biografia do Autor

Guilherme Braga Alves, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: guilherme.bragas@hotmail.com.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente no curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: lucibonini@gmail.com.

João Roberto Maiellaro, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Dr. em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista, Direitor da FATEC, Leste, docente no curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: joao.maiellaro@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Alves, G. B. ., Bonini, L. M. de M. ., & Maiellaro, J. R. . (2022). ANÁLISE DA CAPABILIDADE DO PROCESSO DE EXTRUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 320–334. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5833