IMPORTÂNCIA DA ORTODONTIA NA FONOAUDIOLOGIA PARA O PACIENTE INFANTIL

Autores

  • Maria Paula Pelissari Universidade Brasil
  • Valéria Rolim Universidade Brasil
  • Luciana Estevam Simonato Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5372

Palavras-chave:

Ortodontia. Criança. Fonoaudiologia.

Resumo

A interação entre a Odontologia e a Fonoaudiologia vem se aperfeiçoando satisfatoriamente, fundamentada, entre outros aspectos, no interesse partilhado na saúde e fisiologia do sistema estomatognático. A atuação de ambas as áreas está intimamente relacionada, uma vez que a intervenção de uma interfere e depende diretamente do trabalho da outra. O objetivo deste trabalho foi discorrer acerca da importância da ortodontia na fonoaudiologia para o atendimento do paciente infantil. Para o desenvolvimento desta revisão de literatura, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados: SciELO e PubMed/Medline, utilizando as palavras-chaves “ortodontia”, “criança” e “fonoaudiologia”. A relação entre ambas as áreas é de suma importância para o tratamento e avaliação da prioridade de intervenções em cada caso, podendo o fonoaudiólogo atuar simultaneamente com o cirurgião-dentista, antes, durante ou após a terapia ortodôntica. Portanto, conclui-se, que a atuação conjunta destas especialidades é fundamental em todos os sentidos, pois o trabalho interdisciplinar fornece estabilidade e sucesso terapêutico, promovendo satisfação e saúde aos pacientes.

Biografia do Autor

Maria Paula Pelissari, Universidade Brasil

Discente de odontologia pela Universidade Brasil - Campus Fernandópolis Brasil.E-mail: mariapaulapelissari@gmail.com.

Valéria Rolim, Universidade Brasil

Cirurgião-Dentista e mestre em engenharia biomédica pela Universidade Brasil. Instituição, Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil. E-mail: valeriarolim@terra.com.br.

Luciana Estevam Simonato, Universidade Brasil

Cirurgião-dentista e Mestre em Estomatologia pela UNESP, Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil. Instituição, Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil. E-mail: lucianasimonato@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Pelissari, M. P. ., Rolim, V. ., & Simonato, L. E. . (2022). IMPORTÂNCIA DA ORTODONTIA NA FONOAUDIOLOGIA PARA O PACIENTE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1292–1300. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5372

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)