PSICOLOGIA E PRIMEIRA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE NO AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.10549Palavras-chave:
TEA, psicologia, estimulação precoce, primeira infância.Resumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento de início na infância. Caracterizado por dificuldades na comunicação, interação, reciprocidade socioemocional, estereotipias e padrão de interesses restritos. Os primeiros sinais de TEA podem ser notados na primeira infância e quanto mais cedo se inicia o tratamento, maiores são os benefícios para a criança. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de intervenção precoce realizada por profissional psicólogo, com crianças de 0 a 6 anos, com suspeita ou diagnóstico de TEA. Trata-se de pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. Percebeu-se que as maiores dificuldades das crianças eram não fazer contato visual, atraso na fala, movimentos repetitivos com as mãos, baixo interesse em brincar com outras crianças e alterações motoras. Conclui-se que após aplicação da terapia de estimulação precoce houve melhoras dos sintomas presentes no TEA.
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