BENEFÍCIOS DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Alice Cristovão Delatorri Leite Universidade Federal do Amapá-UNIFAP
  • Lucas Bagundes da Silva Universidade Federal do Amapá-UNIFAP
  • Marcos André Oliveira da Costa Universidade Federal do Amapá-UNIFAP
  • Waldomauro Ferreira de Melo Universidade Estadual do Pará-UEPA
  • Amanda Alves Fecury Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13528

Palavras-chave:

TEA. TDAH. Diagnóstico precoce.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os benefícios do diagnóstico precoce no contexto do TEA e do TDAH, considerando os desafios enfrentados por pacientes, familiares e profissionais da saúde. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, por meio da busca de materiais publicados e indexados na BVS, SciELO, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os resultados encontrados demonstram que a identificação precoce do TEA e do TDAH permitem o encaminhamento do indivíduo de forma imediata para tratamentos específicos e terapias adjuvantes, que podem contribuir para que haja adaptações nos contextos sociais, escolares e familiares. Além disso, constatou-se que o diagnóstico precoce viabiliza diminuir o agravamento dos sintomas de ambos os transtornos, os quais, se não tratados preferencialmente durante a infância, podem resultar na manifestação de outras morbidades e patologias, além de prejudicar o desenvolvimento integral do indivíduo. Conclui-se que o diagnóstico precoce do TEA e do TDAH é fundamental para um tratamento eficaz, e requer uma ação colaborativa entre familiares e profissionais da saúde, bem como, a necessidade de constante atualização sobre o tema e a educação continuada dos profissionais que lidam com estes transtornos.

Biografia do Autor

Alice Cristovão Delatorri Leite, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil;

Lucas Bagundes da Silva, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil;

Marcos André Oliveira da Costa, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil;

Waldomauro Ferreira de Melo, Universidade Estadual do Pará-UEPA

Médico pediatra, Universidade Estadual do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Amanda Alves Fecury, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Doutora em doenças Tropicais, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Programa de pós-graduação em ciências da saúde, Macapá, Amapá, Brasil.

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Leite, A. C. D., Silva, L. B. da, Costa, M. A. O. da, Melo, W. F. de, & Fecury, A. A. (2024). BENEFÍCIOS DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1242–1255. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13528