VARIÁVEIS EPIDEMIOLÓGICAS DOS ÓBITOS POR CÂNCER DE PÊNIS NA AMAZÔNIA LEGAL: UMA ANÁLISE DECENAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15414

Palavras-chave:

Neoplasias Penianas. Epidemiologia. Vigilância de Óbitos. Disparidades Socioeconômicas em Saúde. Amazônia.

Resumo

As neoplasias penianas são um desafio no diagnóstico clínico devido ao impacto emocional e social associado à doença e à complexidade em seu tratamento. É uma doença multifatorial rara. Apesar de sua alta prevalência nas regiões Norte e Nordeste, cinco vezes maior em relação às demais regiões brasileiras, não há estudos que caracterizem o cenário do câncer de pênis na Amazônia Legal em relação ao contexto nacional. Nesse sentido, objetivou-se traçar o perfil epidemiológico dessa neoplasia nas regiões e compará-las à Amazônia Legal dentro do período de uma década. Foi conduzido estudo retrospectivo e quantitativo sobre a mortalidade por câncer de pênis nos anos de 2012 a 2022, utilizando dados disponíveis no DATASUS, escolhendo o CID-10 C60 para seleção dos dados e classificando-os por Regiões/Unidades Federativas, escolhendo as variáveis de faixa etária, cor/raça, escolaridade e estado civil e repetindo o processo, selecionando os estados da Amazônia Legal. Os resultados obtidos demonstram que houve 845 óbitos no período e que, embora a região siga as tendências nacionais, com um perfil de óbitos de homens mais velhos, pardos, casados e de baixa escolaridade, há presença de contrastes singulares entre os estados da região. Necessita-se de maior atenção à região para atender a suas peculiaridades e direcionar políticas adequadas para as particularidades de cada estado.

Biografia do Autor

Gabriella de Brito Malcher Melo, UNIFAP

Graduanda em Medicina. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

Raylana Kelly Nascimento da Silva, UNIFAP

Graduanda em Medicina. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Daniel Costa da Frota, UNIFAP

Graduando em Medicina. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Sabrine Bandeira Silveira, UNIFAP

Graduanda em Medicina. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Álisson de Castro Mota, Universidade Federal do Amapá

Graduando em Medicina. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Matheus Vinícius da Silva Santos Barbosa, UNIFAP

Médico generalista. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

Amanda Alves Fecury, UNIFAP

Orientadora. Biomédica, Doutora em Doenças Tropicais, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Melo, G. de B. M., Silva, R. K. N. da, Frota, D. C. da, Silveira, S. B., Mota, Álisson de C., Barbosa, M. V. da S. S., & Fecury, A. A. (2024). VARIÁVEIS EPIDEMIOLÓGICAS DOS ÓBITOS POR CÂNCER DE PÊNIS NA AMAZÔNIA LEGAL: UMA ANÁLISE DECENAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3558–3579. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15414