ODONTOMA COMPOSTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Deborah Aparecida Domingues Olivares Universidade Brasil
  • Luciana Estevam Simonato Universidade Brasil
  • Saygo Tomo Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5523

Palavras-chave:

Odontoma. Anormalidades Dentárias. Tumor Odontogênico Escamoso.

Resumo

Os odontomas são tumores benignos da mandíbula compostos por derivados do epitélio odontogênico e ectomesênquima. Eles são divididos histologicamente em dois grupos: odontoma composto e odontoma complexo. O composto é formado por muitos dentes, pequenos, agrupados em um saco cuja parede conjuntiva é idêntica à do folículo dentário normal. A etiologia do odontoma é desconhecida, podem aparecer após um trauma antigo. A maioria dessas lesões são assintomáticas e são frequentemente detectadas em radiografias de rotina. O tratamento consiste na extração cirúrgica de o odontoma sozinho ou seguido de tratamento ortodôntico no caso de inclusão de um dente.

Biografia do Autor

Deborah Aparecida Domingues Olivares, Universidade Brasil

Estudante de Odontologia Instituição: Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil. E-mail: deborah-1371@hotmail.com.com.  

Luciana Estevam Simonato, Universidade Brasil

Cirurgião-dentista e Mestre em Estomatologia pela UNESP, Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil. Instituição: Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil. E-mail: lucianasimonato@gmail.com. 

Saygo Tomo, Universidade Brasil

Residente do departamento de Estomatologia Instituição: A. C. Camargo Cancer Center. E-mail:saygotomo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Olivares, D. A. D. ., Simonato, L. E. ., & Tomo, S. . (2022). ODONTOMA COMPOSTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1179–1199. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5523

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)