TUMOR ODONTOGÊNICO QUERATOCÍSTO E TÉCNICA CIRÚRGICA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Letícia Gabriela Santos Sampaio Universidade Brasil
  • Maria Eduarda de Oliveira Universidade Brasil
  • Mônica Ribeiro de Oliveira Santana Universidade Brasil
  • Fábio Roberto de Souza Batista Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7039

Palavras-chave:

Tumor odontogênico. Cirurgia. Queratocisto.

Resumo

O Tumor Odontogênico Queratocístico é uma lesão agressiva dos maxilares, a qual é diagnosticada com mais frequência na segunda e terceira década de vida, afetando geralmente a região posterior de mandíbula, podendo um dente incluso estar ou não envolvido. Com isso, este trabalho tem objetivo extrair da literatura as principais informações pertinentes às técnicas cirúrgicas de tratamento do tumor odontogênicos queratocisto, a fim de abordar as principais técnicas mais eficazes para esta lesão. A fim de atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, selecionando artigos científicos indexados nas bases de dados. Estudos descrevem que o tratamento de escolha esta estre as técnicas cirúrgicas de enucleação, marsupialização e descompressão. Descrevem ainda que o tratamento agressivo ira incluir ostectomia periférica, curetagem química com solução de Carnoy, crioterapia ou ressecção segmentar ou periférica. De acordo com a revisão de literatura descrita, conclui-se que o tumor odontogênico queratocisto é uma lesão assintomática, com altas taxas de recidiva. Diante desta situação, o tratamento deve ser realizado com uma criteriosa anamnese seguida de exames laboratoriais para obter um prognóstico satisfatório. 

Biografia do Autor

Letícia Gabriela Santos Sampaio, Universidade Brasil

Graduação em Odontologia.  Universidade Brasil. E-mail: Leehsampaio05@hotmail.com.

Maria Eduarda de Oliveira, Universidade Brasil

Graduanda em odontologia. Universidade Brasil . E-mail: m.eduarda-pops@hotmail.com.

Mônica Ribeiro de Oliveira Santana, Universidade Brasil

Formada em odontologia. Universidade Brasil. E-mail:monicaribeirode@gmail.com.

Fábio Roberto de Souza Batista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP

Orientador. Residência/ Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial - UEM/PR. Mestre e Doutor em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial - FOA/ UNESP. Fellowship em Cirurgia Ortognática - Roma, Itália. Especializando em DTM e Dor Orofacial - IEO Bauru.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Sampaio, L. G. S. ., Oliveira, M. E. de ., Santana, M. R. de O. ., & Batista, F. R. de S. . (2022). TUMOR ODONTOGÊNICO QUERATOCÍSTO E TÉCNICA CIRÚRGICA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 311–318. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7039

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)