TÉCNICAS DE ASSEPSIA E ANTISSEPSIA EM CIRURGIA ORAL - REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Patricia de Paula Nunes Universidade Brasil
  • Fábio Roberto de Souza Batista Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7579

Palavras-chave:

Assepsia. Antissepsia. Cirurgia Odontológica.

Resumo

A assepsia é caracterizada pelo conjunto de medidas utilizadas para impedir a penetração de microorganismos em um ambiente que não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecções. A antissepsia, se caracteriza pelo conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou removê-los de algum ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos antissépticos ou desinfetantes. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura acerca das técnicas de assepsia e antissepsia realizadas em cirurgia oral. O estudo constitui-se em uma revisão de literatura nas bases de dados SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed/Medline, utilizando os descritores “assepsia”, “antissepsia” e “cirurgia odontológica". Foram identificados que a desinfecção pré-operatória minimiza o número de microflora residente. Permitindo um melhor controle da proliferação microbiana nestas áreas durante o período trans e pós-operatório. Além da diminuição dos riscos ocupacionais aos profissionais. Diante do que foi exposto, podemos concluir que o cirurgião-dentista deve sempre seguir os protocolos de assepsia e antissepsia, a fim de se evitar possíveis contaminações próprias e aos seus pacientes.

Biografia do Autor

Patricia de Paula Nunes, Universidade Brasil

Graduanda do curso em odontologia campus Fernandópolis Universidade Brasil. 

Fábio Roberto de Souza Batista, Universidade Brasil

Orientador do curso em odontologia campus Fernandópolis Universidade Brasil.

 

 

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Nunes, P. de P. ., & Batista, F. R. de S. . (2022). TÉCNICAS DE ASSEPSIA E ANTISSEPSIA EM CIRURGIA ORAL - REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1004–1012. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7579