MANIFESTAÇÕES BUCAIS NA COVID-19: REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Yasmin Soares Rodrigues de Andrade Universidade Brasil
  • Luciana Estevam Simonato Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7145

Palavras-chave:

Manifestações Bucais. COVID-19. Odontologia.

Resumo

Esse artigo buscou compreender a pandemia pelo SARS-CoV-2 na qual, fez com que o cirurgião-dentista possibilitasse algumas mudanças na Odontologia, ocasionando uma alteração expressiva na forma de atendimento e da rotina dos consultórios odontológicos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre as principais manifestações bucais da COVID-19. As pesquisas bibliográficas foram realizadas nas bases de dados Google Scholar, PubMed e SciELO, utilizando as palavras–chaves: manifestações bucais e COVID-19. Os resultados obtidos ao final desse levantamento foi de que muitas manifestações em boca foram diagnosticadas em pacientes com COVID-19, como: xerostomia, lesões vesicobolhosas, petéquias, lesões ulcerativas e eritematosas. No entanto, muitas dúvidas existem com relação a essas lesões no sentido de entender se são manifestações primárias da doença ou manifestações secundárias a infecções oportunidades, por exemplo. Dessa forma, conclui-se que independente da origem das manifestações bucais nos pacientes com COVID-19 o acompanhamento pelo cirurgião-dentista se faz necessário tanto durante quanto após o tratamento da doença, pois ele poderá diagnosticar, tratar e prevenir tais lesões a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Biografia do Autor

Yasmin Soares Rodrigues de Andrade, Universidade Brasil

Graduação em Odontologia. Universidade Brasil – Campus Fernandópolis. E-mail: yasminsandrade@gmail.com

Luciana Estevam Simonato, Universidade Brasil

Doutora em Bioengenharia. Universidade Brasil – Campus Fernandópolis. E-mail: luciana.simonato@ub.edu.br

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Andrade, Y. S. R. de ., & Simonato, L. E. . (2022). MANIFESTAÇÕES BUCAIS NA COVID-19: REVISÃO NARRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1042–1049. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7145