ENSINO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10889

Palavras-chave:

Psicologia. Desenvolvimento humano. Ensino. Fonoaudiologia.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Fonoaudiologia preveem que o fonoaudiólogo deverá ser capacitado a atuar de maneira generalista, humanista, crítica e reflexiva, dessa forma, torna-se indispensável a compreensão dos determinantes psicológicos na integralidade das ações do cuidar em fonoaudiologia. Nesse sentido, a Psicologia do Desenvolvimento Humano (PDH) assume um papel importante na formação do fonoaudiólogo, entretanto existe um desprovimento de estudos sobre as especificidades das disciplinas que abordam esse conteúdo nos cursos de graduação no pais. Este estudo objetiva analisar a inserção de disciplinas de PDH no Ensino Superior brasileiro mediante um estudo exploratório-descritivo. Após a análise se constatou que as disciplinas apresentam similaridade em carga horária, natureza e período ofertado, atendendo aos critérios propostos pelas DCNs e à necessidade do profissional em formação. Entretanto, percebe-se que mais pesquisas são necessárias para compreender melhor as especificidades do conteúdo no que tange aos processos educativos e formativos.

Biografia do Autor

Thiago Gloria de Almeida, Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia. 

Fernanda Medeiros Barbosa, Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia. 

Luisa Beatriz Ferreira Bueno, Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia. 

Corina Elizabeth Satler, Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Almeida, T. G. de, Barbosa, F. M., Bueno, L. B. F., & Satler, C. E. (2023). ENSINO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1312–1329. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10889