A RELEVÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: DIFICULDADES DE APLICABILIDADE PELOS DOCENTES

Autores

  • Betina Cambraia Dias de Siqueira Faculdade Piaget- Suzano
  • Emerson Sousa Oliveira Faculdade Piaget- Suzano
  • Gabriela Adrielle Zuniga Alves Faculdade Piaget- Suzano
  • Leandro Rocha Campos Coelho Faculdade Piaget- Suzano
  • Marcia Tomaz de Souza Faculdade Piaget- Suzano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5052

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Aprendizagem. Graduação em Enfermagem.

Resumo

Introdução: A graduação em Enfermagem tem como objetivo formar profissionais generalistas, com preparação científica, humana e capacitação suficiente para avaliar, identificar e implementar as necessidades de saúde e cuidados de pessoas saudáveis ou doentes, das famílias e da comunidade. Sendo assim, o graduando ao participar de aulas dinâmicas adquire competências profissionais obtidas através de metodologias ativas ofertadas pelo docente no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Analisar a relevância do uso metodologias ativas no processo de aprendizagem dos graduandos em enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica simples sistematizada em caráter exploratório no qual foram utilizados 10 artigos e 1 livro. Que por sua vez foram colhidas informações relevantes sobre temática da pesquisa. Considerações Finais: Mesmo com as dificuldades da implementação pelos docentes identificou-se que as metodologias ativas de ensino contribuem de forma significativa para a formação profissional dos discentes da graduação em enfermagem, com o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo, tomada de decisão, liderança e humanização que são fundamentais para formação profissional.

Biografia do Autor

Betina Cambraia Dias de Siqueira, Faculdade Piaget- Suzano

Discente do curso de Enfermagem da Faculdade Piaget- Suzano e Mestre em Políticas Públicas pela    Universidade de Mogi das Cruzes. E-mail:dias.betina@gmail.com 

Emerson Sousa Oliveira, Faculdade Piaget- Suzano

Graduando em Enfermagem pela Faculdade Piaget- Suzano.

Gabriela Adrielle Zuniga Alves, Faculdade Piaget- Suzano

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Piaget- Suzano.  

Leandro Rocha Campos Coelho, Faculdade Piaget- Suzano

Graduando em Enfermagem pela Faculdade Piaget- Suzano.  

Marcia Tomaz de Souza, Faculdade Piaget- Suzano

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Piaget- Suzano.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Siqueira, B. C. D. de ., Oliveira, E. S. ., Alves, G. A. Z. ., Coelho, L. R. C. ., & Souza, M. T. de . (2022). A RELEVÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: DIFICULDADES DE APLICABILIDADE PELOS DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 262–272. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5052