A RELEVÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: DIFICULDADES DE APLICABILIDADE PELOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5052Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Aprendizagem. Graduação em Enfermagem.Resumo
Introdução: A graduação em Enfermagem tem como objetivo formar profissionais generalistas, com preparação científica, humana e capacitação suficiente para avaliar, identificar e implementar as necessidades de saúde e cuidados de pessoas saudáveis ou doentes, das famílias e da comunidade. Sendo assim, o graduando ao participar de aulas dinâmicas adquire competências profissionais obtidas através de metodologias ativas ofertadas pelo docente no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Analisar a relevância do uso metodologias ativas no processo de aprendizagem dos graduandos em enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica simples sistematizada em caráter exploratório no qual foram utilizados 10 artigos e 1 livro. Que por sua vez foram colhidas informações relevantes sobre temática da pesquisa. Considerações Finais: Mesmo com as dificuldades da implementação pelos docentes identificou-se que as metodologias ativas de ensino contribuem de forma significativa para a formação profissional dos discentes da graduação em enfermagem, com o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo, tomada de decisão, liderança e humanização que são fundamentais para formação profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY