IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA
doi.org/10.29327/217514.7.1-22
Palavras-chave:
Filosofia. Educação. Formação nível superior.Resumo
A filosofia como uma maneira de alcançar as conexões estabelecidas no mundo, favorece uma reflexão profunda dos problemas existentes no contexto econômico, cultural, social, político e educacional. Ponderando que a educação está enveredada por ideias, valores e finalidades, portanto cabe a nós refletirmos sobre o verdadeiro sentido e valor que ela possui na e para a sociedade. Com efeito, esse estudo versa sobre a cadeia do pensamento, e da reflexão filosófica na perspectiva educacional, tendo em vista o valor desse campo para a formação dos acadêmicos, tendo como objetivo principal, examinar acerca da relevância da Filosofia para os docentes em processo de formação, além de fundamentar esse processo a partir de estudos bibliográficos, nas perspectivas do pensamento de Freire, Luckesi e Saviani. Evidenciado assim a real importância da Filosofia para a conjectura educacional, e, sobretudo na vida e no processo de ensino do educador. Uma vez que a partir dessa abordagem possamos refletir melhor sobre o real valor da filosofia e da reflexão filosófica na formação e desenvolvimento do educador, de maneira a nortear uma prática educativa que seja transformadora do contexto educacional do educador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY