IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA

doi.org/10.29327/217514.7.1-22

Autores

  • Janio Robson Rocha Lima Instituto Federal de Ciências do Ceara- IFCE

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Formação nível superior.

Resumo

A filosofia como uma maneira de alcançar as conexões estabelecidas no mundo, favorece uma reflexão profunda dos problemas existentes no contexto econômico, cultural, social, político e educacional. Ponderando que a educação está enveredada por ideias, valores e finalidades, portanto cabe a nós refletirmos sobre o verdadeiro sentido e valor que ela possui na e para a sociedade. Com efeito, esse estudo versa sobre a cadeia do pensamento, e da reflexão filosófica na perspectiva educacional, tendo em vista o valor desse campo para a formação dos acadêmicos, tendo como objetivo principal, examinar acerca da relevância da Filosofia para os docentes em processo de formação, além de fundamentar esse processo a partir de estudos bibliográficos, nas perspectivas do pensamento de Freire, Luckesi e Saviani. Evidenciado assim a real importância da Filosofia para a conjectura educacional, e, sobretudo na vida e no processo de ensino do educador. Uma vez que a partir dessa abordagem possamos refletir melhor sobre o real valor da filosofia e da reflexão filosófica na formação e desenvolvimento do educador, de maneira a nortear uma prática educativa que seja transformadora do contexto educacional do educador.

 

Biografia do Autor

Janio Robson Rocha Lima, Instituto Federal de Ciências do Ceara- IFCE

Professor licenciado em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, graduado em Pedagogia pela Faculdade da Lapa- FAEL, acadêmico de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Ciências do Ceara- IFCE, acadêmico de Ciências Contábeis - Anhanguera e especialista em Docência do Ensino Superior pela Intervalen e professor de Filosofia na EEEP. Júlio França. E-mail: Janyo_lima@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-30

Como Citar

Lima, J. R. R. (2021). IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA: doi.org/10.29327/217514.7.1-22. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 16. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/451