COVID-19: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO APOIADO A PACIENTES COM DIABETES TIPO II, FAVORECIDO PALA EQUIPE DE APOIO MATRICIAL NASF-AB

doi.org/10.29327/217514.6.12-30

Autores

  • Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Palavras-chave:

Autocuidado, cuidado apoiado, diabetes mellito, novo coronavírus.

Resumo

Esse estudo objetivou discutir a aprendizagem como um indicador para o manejo do controle das complicações do diabetes tipo 2, assim como seu autocuidado durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19. Durante a vivência dos profissionais da equipe de matriciamento do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB) nos atendimentos domiciliares e teleatendimento, observou-se que muito tem informações sobre sua condição de saúde, mas muitos não aderiam ao tratamento. Tratou-se de um estudo transversal, com abordagem qualitativa, e etnográfica, com a pergunta norteadora “o que significa o autocuidado para você?” Como resultado que o cuidado apoiado serve para organizar o pensamento; torna-se um espaço mobilizador de processos de interação, que favorece à aprendizagem e a discussão de situações desafiadoras para o enfrentamento da doença com maior aporte de conhecimentos e com a construção de um sujeito ativo e autônomo do cuidado.

 

Biografia do Autor

Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça, Atenas College University

Graduada em Nutrição, Aluno de Especialização em Pesquisa Avançada pela Faculdade Alpha, Mestrado Internacional pela Atenas College University. E-mail: sp.vil.aca@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Graduado em Biologia pela UFPE. Doutor em Biologia pela UFPE. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Vilaça, S. P. de O., & Coutinho, D. J. G. . (2020). COVID-19: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO APOIADO A PACIENTES COM DIABETES TIPO II, FAVORECIDO PALA EQUIPE DE APOIO MATRICIAL NASF-AB: doi.org/10.29327/217514.6.12-30. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 10. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/335