AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PREDITORAS MATEMÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Edvaldo Alves de Moraes Universidade Estadual Paulista
  • Fabrício Bruno Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lígia Serrano Lopes Faculdade Censupeg

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3159

Palavras-chave:

Avaliação. Habilidades preditoras. Matemática.

Resumo

Pesquisas apontam que cerca de 78% dos pedidos de avaliações multidisciplinares correspondem às dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e matemática. Especialmente no que tange à aprendizagem matemática, a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização). Estudos sugerem que estas dificuldades possam ocorrer por mal-entendidos sobre os conceitos básicos como o valor de posição ou devido ao ensino da Matemática ter sido realizado de forma abstrata, focado em procedimentos e com pouco significado para eles.  Frequentemente, essas crianças desenvolverão ansiedade matemática e medo de formularem resposta errada, fato que leva os estudantes a com siderarem a disciplina “difícil”, ou seja, criam-se bloqueios para acessá-la.

Biografia do Autor

Edvaldo Alves de Moraes, Universidade Estadual Paulista

Mestrado em Docência para a Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho; Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Censupeg; Pesquisador do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG (LIEENP/CENSUPEG)

Fabrício Bruno Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG (LIEENP/CENSUPEG); Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/UFRJ).

Lígia Serrano Lopes, Faculdade Censupeg

Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Censupeg; Pesquisadora do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG (LIEENP/CENSUPEG)

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Moraes, E. A. de ., Cardoso, F. B. ., & Lopes, L. S. . (2021). AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PREDITORAS MATEMÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1177–1192. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3159