AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PREDITORAS MATEMÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Edvaldo Alves de Moraes  Universidade Estadual Paulista
  • Fabrício Bruno Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lígia Serrano Lopes Faculdade Censupeg

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2849

Palavras-chave:

Avaliação matemática. Habilidades preditoras matemáticas. Neuropsicopedagogia.

Resumo

Este estudo, cujos pressupostos teóricos se alicerçam nas ciências cognitivas e nos estudos da Neuropsicopedagogia, teve como objetivo desenvolver, a partir da revisão de literatura integrativa, uma análise sobre o aporte de instrumentos de triagem e de avaliação acerca das habilidades matemáticas preditoras ou essenciais a serem desenvolvidas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, momento escolar crucial para embasar pressupostos nesta área de conhecimento cujas dificuldades de aprendizagem se fazem notórias. Os resultados revelaram não somente o quanto desafiador é este cenário, pois há carência de materiais ou instrumentos validados no nosso país a fim de impulsionar a aprendizagem matemática nas Séries Iniciais como também evidenciaram a necessidade de aprofundamento e impulso de estudos que contribuam e elevem a cientificidade deste tema ainda pouco explorado no Brasil.

Biografia do Autor

Edvaldo Alves de Moraes,  Universidade Estadual Paulista

Mestrado em Docência para a Educação Básica pela  Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho; Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Censupeg; Pesquisador do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG (LIEENP/CENSUPEG)

Fabrício Bruno Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG (LIEENP/CENSUPEG); Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/UFRJ).

Lígia Serrano Lopes, Faculdade Censupeg

Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Censupeg; Pesquisadora do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG (LIEENP/CENSUPEG)

Downloads

Publicado

10/11/2021

Como Citar

Moraes, E. A. de ., Cardoso, F. B. ., & Lopes, L. S. . (2021). AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PREDITORAS MATEMÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2472–2491. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2849