HISTÓRICO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO BRASIL: ORIGENS, CONQUISTAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Angelita Fülle Faculdade Censupeg
  • Lígia Serrano Lopes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8324

Palavras-chave:

Neurociências. Neuropsicopedagogia. Educação. Aprendizagem. Ciência.

Resumo

O presente artigo apresenta esclarecimentos sobre como se construiu a Neuropsicopedagogia no Brasil. Evidencia a importância do neuropsicopedagogo como profissional da área clínica e institucional, pois este embasa sua atuação em evidências científicas, através de uma interface que exige um diálogo transdisciplinar entre Neurociências, Pedagogia e Psicologia Cognitiva. Além disso, objetiva apontar detalhes sobre a identidade da Neuropsicopedagogia, diferenciando-a de outros campos de atuação e profissões. Serão descritos os marcos técnicos, científicos e acadêmicos, precursores da Neuropsicopedagogia no Brasil, bem como os avanços e desafios que se tem na atualidade.

Biografia do Autor

Angelita Fülle, Faculdade Censupeg

Coordenadora dos cursos Neuropsicopedagogia e também do Nanpp - Núcleo de Apoio Neuropsicopedagógico da Faculdade Censupeg. É Pedagoga, Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica. 

Lígia Serrano Lopes

Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica. Pedagoga. Professora de Língua Portuguesa. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Fülle, A. ., & Lopes, L. S. . (2023). HISTÓRICO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO BRASIL: ORIGENS, CONQUISTAS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 987–1001. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8324